O serviço de zeladoria de um condomínio pode até passar despercebido muitas vezes, mas é uma função muitíssimo importante para garantir o bom funcionamento do espaço. Do mesmo modo, a segurança, quando bem-feita, não é muito notada, mas é determinante para a qualidade de vida dos condôminos.
A terceirização dos serviços de zeladoria e segurança tem sido cada vez mais utilizada, como forma de garantir excelência na prestação dos serviços, menos burocracia na contratação, economia de tempo para o síndico e de recursos para o condomínio.
Neste artigo, você vai conhecer por que a terceirização desses serviços é a alternativa que oferece o melhor custo-benefício em todos os aspectos.
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As funções dos serviços de zeladoria e segurança no condomínio
Ao optar por morar em um condomínio, dois dos principais benefícios buscados pelas pessoas são: comodidade e segurança.
Sendo assim, o trabalho de zeladores e vigilantes é essencial para garantir que essas expectativas sejam atendidas da melhor maneira, através da execução adequada dos serviços.
Confira abaixo as atividades fundamentais desses serviços, dentro da rotina dos condomínios:
Zeladoria
O profissional executor desse serviço geralmente fica responsável pela limpeza e manutenção (preventiva e corretiva), tanto da estrutura predial quanto de instalações elétricas e hidráulicas básicas, além de ser responsável pela execução de pequenos reparos e cuidados com piscinas, equipamentos e aparelhos de uso comum.
O zelador também pode ficar responsável por materiais e recursos do condomínio, acompanhar a execução de trabalhos realizados por prestadores de serviços, entre outros.
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Segurança
O serviço de segurança num condomínio é bastante abrangente e envolve desde a portaria e recepção, vigilantes ou controle de acesso, até o serviço de ronda motorizada, se houver.
A execução desse serviço também inclui a correta operação de equipamentos, como câmeras, alarmes e equipamentos de identificação e liberação de acesso.
E vale lembrar que, além da função principal do serviço de segurança em condomínios, que é proteger as pessoas, a proteção patrimonial também não pode ser esquecida. A prevenção ou repressão de atos que comprometam o patrimônio do condomínio também é um aspecto importante ao se contratar um serviço de segurança no condomínio.
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Vantagens da terceirização
Agora que já esclarecemos as principais funções executadas pelos serviços de zeladoria e segurança num condomínio, entenda como a terceirização desses dois serviços pode trazer vantagens, tanto para o condomínio quanto para gestores ou síndicos.
1. Mão de obra qualificada e atualizada
Ao contratar uma boa empresa terceirizada, ela disponibilizará uma equipe de funcionários extremamente qualificada e atualizada com os últimos treinamentos e conhecimentos na área.
Por conta disso, é muito comum que o condomínio (e seus moradores) perceba um ganho de qualidade visível na execução dos serviços no dia a dia.
Já da parte do síndico ou administrador, a terceirização é um fator a mais de traquilidade, já que ele deixa de ser responsável por contratar, treinar e supervisionar os profissionais contratados pelo condomínio. E saber que a equipe já chegará pronta e qualificada é uma tranquilidade e tanto.
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2. Menos custos e menos burocracia
Com a terceirização, você não precisa se preocupar com a burocracia e as complicações das leis trabalhistas na contratação de funcionários para o condomínio, já que isso também é responsabilidade da empresa contratada.
Os funcionários são contratados pela empresa prestadora e é ela a responsável por cuidar da folha de pagamento e do cumprimento das obrigações trabalhistas de cada funcionário, não o condomínio.
Isso reduz tempo e despesas (previdenciárias e com serviços de contabilidade), resultando em uma folha de pagamento mais enxuta para seu condomínio.
Além disso, com funcionários mais especializados e eficientes, é possível que o condomínio não precise de tantos funcionários como antes, para dar conta das demandas. Otimizar o número de funcionários do condomínio também gera redução de custos.
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3. Economia de tempo
Com todas essas vantagens citadas acima, fica óbvio que a terceirização pode economizar muito tempo para o síndico ou gestor do condomínio.
Só o fato de não precisar se envolver na contratação e treinamento de pessoal já representa uma grande economia de tempo e energia.
Com uma empresa terceirizada de confiança, o gestor do condomínio terá mais tempo para se dedicar a outras tarefas, planejar novas ações para o benefício de todos, além de poder estar mais presente no dia a dia dos moradores.
E você, que é síndico, se quer conhecer as melhores práticas para administrar seu condomínio, baixe gratuitamente o nosso “Guia do Síndico”. Nele você vai encontrar dicas e um checklist completo para manter seu condomínio mais seguro, eficiente e fácil de gerir.
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Terceirização dos serviços de zeladoria e segurança: um detalhe importante!
Como você pôde ver ao longo deste artigo, há muitas vantagens para os condomínios, quando eles escolhem terceirizar serviços como os de zeladoria e segurança.
No entanto, para garantir que todos esses benefícios sejam mesmo uma realidade em seu condomínio, a escolha da empresa prestadora é uma etapa essencial. Dedique tempo e atenção para analisar as credenciais de cada empresa, considerando questões como:
- O tempo de mercado e sua experiência em atender outros condomínios como o seu.
- Sua estrutura física (equipamentos, recursos e o porte da empresa).
- Sua estrutura de pessoal (corpo de funcionários e seu nível de qualificação).
- Adequação à legislação, tanto trabalhista quanto de liberações legais para exercer a atividade.
- Se os valores cobrados estão condizentes com a realidade do mercado para uma empresa de excelência nos serviços.
Esses são alguns dos critérios que devem pautar sua escolha a fim de garantir todos os benefícios da terceirização em seu condomínio. Observados esses aspectos, tenha certeza de que esse passo será um divisor de águas na prestação dos serviços de zeladoria e segurança aos olhos de todos os condôminos.
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