A segurança em condomínios é um dos fatores que faz muitas pessoas procurarem por prédios ou conjuntos residenciais fechados.
Pensando nisso, elaboramos esse conteúdo para que você entenda qual é a importância de investir na segurança em condomínios, os principais meios utilizados e como pode ser contratado.
Boa leitura!
Qual a importância da segurança em condomínios?
Uma das grandes vantagens de se morar em um condomínio é a tranquilidade relacionada à segurança, quando comparamos esse estilo de moradia com uma casa que fica voltada para a rua, por exemplo.
Portanto, a segurança em condomínios é um fator importante para que os moradores tenham mais qualidade de vida e sensação de bem-estar, sem o receio constante de assaltos e outras situações de risco.
Para que isso aconteça, o condomínio deve ter estratégias sólidas de proteção, assim como contar com os instrumentos que facilitem esse trabalho.
É importante também saber distinguir o trabalho do porteiro, que está ali para receber os moradores e visitantes, e do segurança, que estará o tempo todo analisando potenciais situações de risco.
Veja também: Como realizar um assembleia de condomínio sem criar conflitos
O que é necessário para manter a segurança do condomínio?
Agora que você já conhece a importância da segurança em condomínios, confira quais são os itens fundamentais para que ela seja mais efetiva.
1. Profissionais treinados
A segurança de condomínios é realizada por colaboradores, assim como outras funções desempenhadas dentro de um conjunto residencial. Porém, acima de tudo, o profissional que lida com a segurança deve ser treinado e adequado à função.
Ele deve possuir um treinamento que comprove suas aptidões para atuar nesse ambiente e o conhecimento necessário para lidar com as ferramentas que fazem parte do trabalho.
2. Sistemas internos de vigilância
Dentre as ferramentas que citamos acima, a principal delas é o circuito de câmera, conhecido também como: circuito fechado de televisão (CFTV). Por meio dele, o profissional pode verificar o que está acontecendo em tempo real nas áreas comuns do prédio e em seu exterior, identificando possíveis suspeitos.
Um fator importante, que facilita o trabalho do segurança, é a iluminação. Luzes com sensores de movimento são ideais para permitirem a visualização de quem está circulando pelas dependências do condomínio, principalmente à noite.
3. Protocolos internos
Mesmo com um circuito de câmeras e uma boa estrutura, as falhas de segurança em condomínios podem acontecer por falta de protocolo, quando um visitante entra sem a autorização de um morador, por exemplo.
Para resolver essa questão, os protocolos devem ser bem definidos, dentre eles estão:
- Identificação dos visitantes: nome, número do documento e placa do carro, liberando a entrada apenas após a autorização do morador.
- Regras para o recebimento de serviços de delivery: como a ida do morador até a portaria para retirar o seu pedido.
- Identificação dos prestadores de serviço: autorizando a entrada após a confirmação do morador.
- Protocolo para festas: quando ocorre a chegada de muitos visitantes em apenas um período, por conta de alguma festa, o ideal é que o porteiro ou o segurança tenha uma lista com os nomes das pessoas autorizadas a entrar no condomínio.
Veja também: Como tornar mais seguro o controle de acesso do condomínio?
4. Estrutura física adequada
A estrutura do condomínio também deve ser pensada para minimizar os riscos, entre as principais medidas que podem ser tomadas estão a instalação de:
- Guaritas em pontos estratégicos.
- Câmeras de vigilância.
- Botão de pânico na portaria e nas guaritas.
- Portões de garagem com dificultadores para arrombamento.
- Tecnologias para entrada de morador por conta, como biometria e tags.
5. Colaboração dos moradores
Por fim, para manter a segurança em condomínios, é necessário a colaboração dos próprios moradores, o que cumpre também os procedimentos que fazem parte dos protocolos internos.
Por que terceirizar a segurança em condomínios?
A possibilidade mais eficiente para contar com um serviço excelente de segurança em condomínios é a sua terceirização, conheça os benefícios de optar por esse modelo:
- Mão de obra qualificada e pronta para atuar, eliminando a necessidade de treinamento de novos colaboradores.
- Menos burocracia na hora da contratação.
- Economia de tempo com recrutamento.
- Serviço personalizado conforme a demanda do seu condomínio.
Veja também: Terceirização de serviços em condomínios de alto padrão
Grupo Griffo: excelência em terceirização de segurança!
Se você está em Brasília e deseja mais segurança em seu condomínio, conheça os serviços prestados pelo Grupo Griffo.
Desde 1990 no mercado, somos referência em serviços terceirizados, entre eles o de segurança condominial.
Contamos com profissionais bem treinados, qualificados e efetivos, que estão prontos para atender às necessidades de nossos clientes com excelência.
Para saber mais ou solicitar um orçamento, clique no link abaixo e fale conosco!