Não é de hoje que a terceirização de serviços tem sido uma importante aliada para empresas, condomínios, instituições e órgãos públicos. Afinal, esse modelo de parceria gera economia, aumenta a eficácia e facilita o dia a dia.
Para colher todos esses frutos, é importante uma boa análise de suas necessidades e também da empresa de terceirização.
Neste artigo vamos te mostrar o que considerar ao contratar serviços terceirizados e poder aproveitar todos os seus benefícios ao máximo.
Acompanhe!
Por que terceirizar serviços
É fundamental entender quais são os principais critérios que motivam essa escolha:
- Economia de recursos: a burocracia relacionada à contratação de funcionários internos é eliminada, assim como os gastos com divulgação de vagas, seleção e treinamento são excluídos, além daqueles relacionados à própria execução das atividades, como equipamentos de trabalho.
- Maior rendimento: a terceirização acontece principalmente em áreas que não são o foco da empresa, mas que não deixam de ser importantes para o seu andamento. Isso permite que a empresa empregue seus esforços de contratação de profissionais que trabalhem em sua função principal.
- Flexibilidade: por meio do trabalho terceirizado, é possível optar pelo aumento ou pela diminuição do efetivo conforme a sua demanda interna. Coisa que seria bem mais complicado de fazer no caso de funcionários contratados.
- Padronização de normas e rotinas: as empresas que oferecem soluções terceirizadas investem na padronização das atividades de seus colaboradores e cumprem as normas ligadas a cada função. Com isso, você tem a segurança da qualidade do trabalho que será feito.
Veja também: 10 vantagens da terceirização de serviços
O que considerar ao contratar serviços terceirizados?
Confira 6 etapas que devem ser consideradas na hora da sua escolha.
Serviços disponíveis
O primeiro passo para entender o que considerar ao contratar serviço terceirizado, é verificar se a empresa possui a solução de que você necessita.
Dentro de uma mesma empresa você poderá encontrar uma gama de serviços que se complementam e permitem que o seu processo de terceirização beneficie diferentes posições dentro do seu negócio.
Confira alguns dos serviços mais comumente encontrados:
- Limpeza e conservação: colaboradores especializados na higienização de ambientes, seja em corporações, órgãos públicos ou eventos.
- Vigilância patrimonial: profissionais cuja função é zelar pelo patrimônio do contratante, como o espaço físico da empresa ou um condomínio, bem como das pessoas que frequentam o ambiente.
- Brigadistas e socorristas: colaboradores focados em prevenir situações de risco, orientar em situações de emergência e prestar primeiros socorros.
- Recepção e atendimento: funcionários que podem ser contratados para atuações de longo prazo ou eventos específicos, tanto em empresas, quanto serviços de hospedagem, órgãos públicos, entre outros.
- Copa e jardinagem: no caso do serviço de copa e cozinha, atuando como suporte para alimentação. No caso da jardinagem, cuidando de jardins, gramados e ornamentações.
- Portaria e controle de acesso: colaboradores treinados para fazer a identificação e o monitoramento do acesso de pessoas e veículos a ambientes controlados.
Veja também: Terceirização de serviços em condomínios de alto padrão
Experiência
Os anos de atuação de uma empresa são um bom indicador sobre a qualidade de seus serviços. Afinal, um negócio focado em fornecer profissionais de tamanha importância para empresas dificilmente teria futuro caso a qualidade do serviço oferecido não fosse boa.
Tradição
Quando as relações entre contratante e empresa terceirizada são boas, a mesma tende a crescer em termos de tradição, tornando-se referência no ramo, e com o passar do tempo ganhando mais respeito do público.
Custos realistas
Profissionais de qualidade e equipamentos modernos para a realização de trabalhos efetivos têm seu custo. Por conta disso, é fundamental desconfiar de orçamento muito baixos para os padrões do mercado.
Isso pode ser um indicador de que a empresa não investe tanto assim na capacitação e no material de trabalho de seus colaboradores.
Retornos de outros clientes
A reputação de uma empresa se forma a partir da visão de seus clientes, e isso não seria diferente quando abordamos o que considerar ao contratar um serviço terceirizado. Procure saber como os clientes dessa empresa avaliam a qualidade do serviço que ela presta.
Certificações e atestados
Se você ainda tem dúvidas sobre a qualidade dos serviços prestados, solicite para a empresa os seus certificados e atestados, que garantem a boa qualidade de seus serviços e provam que ela está em conformidade com a legislação e com os órgãos que regulam suas atividades.
Agora que você já sabe o que considerar ao contratar serviço terceirizado, é fundamental contar com uma empresa que possua todos os itens listados nos tópicos anteriores.
Nesse sentido, considere o Grupo Griffo sua melhor opção!
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