Não é novidade que os shopping centers no fim do ano costumam receber mais público, principalmente por conta das compras de Natal e Ano-Novo.
Isso faz com que algumas demandas desse tipo de empreendimento aumentem, e as administradoras desses centros comerciais precisem reforçar a mão de obra para garantir a eficácia de algumas funções, como limpeza e segurança.
Nesse sentido, a terceirização surge como importante aliada.
Pensando nisso, elaboramos esse conteúdo, para que você entenda a importância da terceirização em shopping centers no fim do ano. Boa leitura!
Shopping centers: um modelo de sucesso
Nos Estados Unidos, os shopping centers estão perdendo força. Dos 2.500 que já existiram em simultâneo, apenas 700 seguem abertos, e o prognóstico é de que mais centros fechem as suas portas.
A explicação para isso está no mercado saturado e no alto crescimento do e-commerce naquele país.
Realidade bem diferente do Brasil, onde os shoppings são muito buscados pela população e os empreendimentos vão de vento em popa.
Segundo dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE), existem 620 shoppings no Brasil e 13 locais em obras, onde serão inaugurados novos centros comerciais.
Somados, os shoppings do Brasil recebem 397 milhões de visitantes por mês, demonstrando o pleno sucesso do modelo.
Shopping centers no fim do ano
É comum que o movimento nos shopping centers no fim do ano cresça. Quanto mais próximo do Natal, mais os corredores e as praças de alimentação ficam movimentados.
Isso acontece por alguns motivos que se somam e tornam essa época a de maior sucesso para os shoppings:
- Procura por presentes de Natal.
- Mais dinheiro no bolso dos trabalhadores que receberam o 13º salário, o que aquece a economia.
- Maior circulação de estudantes, que se encontram em férias escolares e buscam por lazer.
- Crescimento na busca por restaurantes para confraternizações de fim de ano.
- Eventos temáticos produzidos pelos shoppings, relacionados principalmente ao Natal, como apresentações e a clássica presença do Papai Noel para ouvir os pedidos das crianças.
- Campanhas realizadas pelos lojistas para atrair público.
- Campanhas realizadas pela própria direção do shopping, como a liberação de cupons para cada montante gasto pelo cliente para concorrer a prêmios.
- Aumento da circulação de pessoas que estão em férias ou de recesso do trabalho.
São inúmeros os motivos que fazem com que esses centros comerciais se tornem um dos destinos mais procurados no fim do ano.
Veja também: Como saber se é a hora certa de terceirizar serviços
Terceirização para shopping centers no fim do ano
Como você viu, diversos são os motivos que levam ao aumento do movimento em shopping centers no final do ano.
O aumento do público pode pressionar alguns serviços, com crescimento de demanda. E a terceirização é o modelo ideal para resolver esse tipo de seleção.
Além de trazer benefícios para o shopping durante o ano todo, a terceirização garante que profissionais qualificados sejam contratados temporariamente para eventos e demandas específicas.
Confira quais são os principais serviços terceirizados que shopping centers podem contratar:
1. Limpeza
Os shoppings costumam contar com uma grande circulação de pessoas, desde os estacionamentos, corredores, praças de alimentação e banheiros.
Especialmente no fim do ano – quando ampliam seu horário de funcionamento – é comum precisar reforçar a frequência da limpeza.
Profissionais qualificados contratados via empresas de terceirização podem garantir o conforto dos consumidores enquanto eles aproveitam o shopping. Isso gera mais conforto para quem frequenta, refletindo em maior satisfação e vontade de voltar. O que funciona de forma exatamente oposta quando esse cuidado não é tomado.
2. Vigilância patrimonial
Maior número de pessoas circulando também aumenta a necessidade de uma maior segurança.
Além de garantir a proteção das lojas e criar uma operação para monitorar aquelas que vendem produtos mais visados, como joalherias, a equipe de segurança também irá atuar em prol dos visitantes, que tendem a estar com mais dinheiro por conta do 13º.
Veja também: Segurança particular ou terceirizada: qual a melhor opção?
3. Controle de acesso
Todo shopping possui áreas mais sensíveis e estratégicas, onde apenas profissionais autorizados podem frequentar. A maior circulação de pessoas (inclusive mal-intencionadas) cria a necessidade de que o controle de acesso a essas áreas precise ser reforçado.
Empresas de terceirização contam com profissionais treinados especificamente para atuar nesse tipo de situação, com o preparo necessário para garantir que apenas pessoas com credenciais acessem determinados locais.
4. Zeladoria e manutenção
Por fim, temos o serviço de zeladoria e manutenção como um dos aliados dos shopping centers no final do ano.
Equipamentos e instalações podem acabar falhando por conta do aumento do público, e os profissionais terceirizados da manutenção estarão prontos para resolver o problema o mais rápido possível.
Veja também: Você sabe o que considerar ao contratar serviços terceirizados?
Colha os benefícios da terceirização com o Grupo Griffo
A terceirização voltada para shopping centers pode apresentar diversos benefícios, como:
- Maior eficiência devido ao excelente preparo de seus profissionais.
- Economia, já que o shopping não precisará gastar com divulgação de vagas, entrevista e seleção de profissionais, assim como seu treinamento.
- Facilidade de contratação, principalmente para momentos esporádicos.
- Rápida substituição. Quando um profissional não puder se apresentar para o trabalho, outro colaborador, igualmente qualificado, será enviado em seu lugar.
Para colher esses e outros benefícios, além de garantir o bom funcionamento de shopping centers no fim do ano, é essencial contar com uma empresa de excelência.
O Grupo Griffo tem mais de 30 anos de atuação e é referência na terceirização de serviços.
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