A segurança de condomínios é uma pauta frequente nas reuniões, entre os condôminos e toda a administração. Os esforços para essa atividade são intensificados na maioria das vezes, pois ações criminosas e que ameaçam a segurança são constantes e estão sempre aparecendo de diversas formas. Nós da Griffo somos especializados nessa questão, e neste artigo, trazemos algumas dicas de reforços na segurança dos condomínios de que você precisa se atentar para ter tranquilidade!
Normalmente, ações criminosas em condomínios estão relacionadas com pessoas infiltradas pela segurança regular, burlando os agentes de portaria ou dispositivos que existem na garantia da segurança para assim invadir e realizar assaltos.
Neste sentido, a primeira medida preventiva para obter-se segurança em um condomínio é a presença de um agente de portaria bem treinado e capaz de identificar ações suspeitas. Além do apoio aos condôminos, o agente de portaria está presente para entender quem entra e sai do condomínio e quais são suas intenções, bem como identificar de forma efetiva as pessoas, sendo possível reconhecê-las para garantir a segurança de todos. O cadastro de visitantes e a confirmação de entrada ao morador solicitado devem ser feitas por esse profissional. Além disso, o agente de portaria é encarregado de receber entregadores que muitas vezes são a estratégia mais frequente de criminosos, o que comprova e atesta as intenções dos entregadores. O bloqueio da entrada e o recebimento de entrega na própria portaria também são ações que podem ser feitas pelo agente para mitigar os riscos da entrada de criminosos.
Os dispositivos eletrônicos, como câmeras de segurança e interfones, são indicados par a segurança de condomínios. A instalação desses dispositivos é de primeira necessidade para garantir que a entrada, saída e aproximação de criminosos possa ser detida e controlada. Em geral, os agentes de portaria são encarregados do monitoramento desses dispositivos, garantindo uma rotina segura no condomínio.
Também é necessário considerar a instalação e uso de fechaduras, bem como dispositivos de reconhecimento individual. Atualmente, é de uso comum e bastante acessível dispositivos de reconhecimento facial e biométrico, que podem ser instalados e cadastrados por todos os moradores, evitando o uso de chaves, sendo mais um empecilho a ação de criminosos. Esse tipo de prevenção é altamente recomendado, principalmente por se tratar de algo simples, que pode ser instalado em poucos dias.
Os condomínios devem sempre estar atentos à suas entradas, saídas e seus arredores. Ações de cuidado que podem ser vistas como prevenção também são a manutenção preventiva, como renovação da pintura de forma regular e instalação de iluminação potente em toda a área externa. Em relação à pintura, ela funciona como um alerta aqueles que pretendem cometer invasões ou ações semelhantes, passando a mensagem de que há uma administração vigilante e atenta aos mínimos detalhes. Quanto à iluminação, ela determina uma dificuldade ao criminoso de se esconder ou abordar algum morador desprevenido em alguma das entradas, principalmente à noite. Esses são fatores que diminuem as facilidades da ação dos criminosos.
A Griffo é uma empresa especialista em segurança de condomínios. Entre em contato para ter profissionais qualificados cuidando da sua segurança ou outros serviços!