Uma boa equipe de limpeza pode fazer muita diferença na avaliação positiva da gestão de um síndico de condomínio. Afinal, espaços limpos, bem-cuidados e conservados, além de serem uma vitrine atraente para novos moradores, agregam mais satisfação aos atuais condôminos.
Porém, como fazer a seleção dos profissionais da equipe? Quais cargos são necessários? Como organizá-la para ter mais eficiência? E os equipamentos?
Neste artigo trazemos dicas de como montar uma equipe de limpeza para condomínios, ganhando mais eficiência e gerando mais satisfação para os moradores.
Continue lendo!
3 tipos de limpeza para condomínios
Antes de saber como montar uma equipe de limpeza, é necessário entender de qual tipo de limpeza o seu condomínio precisa.
A depender do tipo, podem ser necessários profissionais com especialidades diferentes, produtos e equipamentos específicos, entre outras questões.
Em geral, existem 3 tipos de limpeza para condomínios:
1. Limpeza geral
A limpeza geral é uma limpeza completa, realizada em todos os espaços comuns do condomínio.
Em especial, aqueles espaços que possuem maior circulação de pessoas no dia a dia, como elevadores, portarias, academia, espaços ao redor de piscinas, locais de passeio de animais, corredores, bancos e escadas.
Sendo assim, a equipe de limpeza geral costuma ser mais complexa, com maior número de profissionais envolvidos.
2. Limpeza de conservação
A limpeza de conservação é um tipo de limpeza mais pontual, realizada sob demanda e sem periodicidade definida, como a limpeza realizada após fortes chuvas e tempestades, ou em salões de festa após eventos, por exemplo.
O objetivo é conservar os espaços em bom estado, para continuar com seu uso comum e frequente entre os moradores.
As equipes podem ser pequenas, médias ou grandes, a depender do tamanho e da complexidade da demanda.
3. Limpeza de manutenção
Ao contrário da limpeza de conservação, a limpeza de manutenção é realizada periodicamente, com datas e retornos pré-definidos.
Além disso, o principal objetivo é prevenir problemas e desgastes por falta de limpeza nas estruturas e espaços do condomínio.
Por isso, é um tipo de limpeza que costuma ser feita em locais que precisam de uma higienização mais pesada (como caixas d’água, piscinas, fachadas, churrasqueiras, entre outras).
O tamanho das equipes também vai depender do tamanho do condomínio e da complexidade da demanda.
Confira, neste artigo, 4 dicas para se organizar e ganhar mais tempo na gestão do seu condomínio!
Como montar equipe de limpeza para condomínios
Para montar uma equipe de limpeza para condomínios, é essencial considerar três tópicos básicos: montagem de escalas, seleção de equipe e gestão de equipamentos.
Confira as orientações para cada um abaixo.
1. Montagem de escalas
Escalas irão ajudar a manter uma rotina de limpeza para o condomínio e garantir a sua higienização frequente, para que esteja sempre em bom estado de conservação e apresentável para moradores e visitantes.
Para isso, deve-se definir turnos e horários de trabalho para os profissionais de limpeza, de acordo com o tamanho da equipe, o porte do condomínio e o tipo de limpeza.
Nesse sentido, dê preferência para escalar a limpeza fora dos horários de pico de circulação de pessoas no condomínio ou no espaço em específico.
Assim, você diminui o impacto da limpeza na rotina dos moradores e evita qualquer incômodo causado por ela.
Recomendamos que você crie um cronograma de limpeza do condomínio em uma planilha (Excel ou Google), para facilitar o controle, acompanhamento e consulta.
2. Seleção de equipe
Para selecionar uma boa equipe, é essencial levar em consideração a complexidade da limpeza e o tamanho dos espaços que serão higienizados, para que não ocorra sobrecarga dos profissionais ou mais gente do que o necessário.
Além disso, é fundamental contratar equipes realmente especializadas no serviço.
Procure profissionais que possuam cursos e experiência na área de limpeza, especificamente em condomínios, que sejam treinados e capacitados para atender às necessidades e particularidades do seu residencial.
Para te ajudar, aqui estão alguns profissionais e cargos que costumam estar envolvidos em limpeza de condomínios:
- Auxiliar de serviços gerais (ASG).
- Especialista em sanitização e desinfecção de ambientes.
- Limpador(a) de fachadas.
- Limpador(a) de caixas d’água.
- Limpador(a) de caixas de gordura.
- Desentupidor(a) de colunas e esgotos externos.
- Jardineiro(a).
3. Gestão de equipamentos
Para garantir uma boa limpeza, é preciso utilizar os equipamentos corretos para cada higienização.
Em geral, para limpeza de condomínios, costumam ser utilizados:
- Aspiradores (de pó e água).
- Vassouras, rodos e/ou mops.
- Enceradeiras.
- Carro para limpeza (podendo ser multiuso).
- Kits limpa-vidros.
- Luvas, capacetes, botas e outros equipamentos de proteção individual (EPIs).
- Placas de sinalização.
É necessário adquirir os tipos e as quantidades corretas de equipamentos para cada tipo de limpeza, além de prever trocas, manutenções e reposições ao longo do ano, de acordo com a velocidade de desgaste ou necessidade pontual.
Recomendamos que também faça uma planilha para a gestão desses equipamentos.
Quer melhorar a gestão do seu condomínio? Então baixe gratuitamente nosso Guia do Síndico, com muitas dicas e orientações práticas, neste link ou na imagem abaixo:
Terceirização de equipe de limpeza: conheça o Grupo Griffo!
Neste artigo, listamos a estrutura básica para montar uma equipe de limpeza para condomínios. No entanto, para realmente ter esse tipo de serviço funcionando plenamente e da forma mais eficiente possível, nada melhor do que contar com uma equipe profissional e especializada.
Nesse sentido, considere o Grupo Griffo sua melhor opção!
Somos especialistas na terceirização de serviços de limpeza geral, realizando todas as atividades relacionadas a essa área.
Assista ao vídeo abaixo, do nosso canal do YouTube, e conheça um pouco mais sobre nosso trabalho:
Oferecemos um variado leque de serviços, como limpeza e conservação, portaria e controle de acesso, brigadistas e socorristas, recepção e atendimento, segurança privada, entre outros.
Para saber mais ou solicitar um orçamento sem compromisso, clique no link abaixo e fale conosco!
QUERO SABER MAIS OU PEDIR UM ORÇAMENTO
Estes outros artigos também podem ser úteis para você: