Por causa da pandemia do novo coronavírus, a limpeza das áreas comuns do condomínio nunca foi algo tão importante.

No entanto, devido à quantidade de mudanças e cuidados que os condomínios precisaram adotar, é difícil conseguir implementar (e manter) de uma forma eficiente todos os protocolos de cuidados.

Manter as rotinas anteriores e ainda estar atento aos novos procedimentos e cuidados sanitários exigidos é algo que precisa de um planejamento bem definido e de uma rotina criteriosa, tanto para manter a limpeza geral quanto para preservar a saúde dos moradores. 

Neste artigo, separamos algumas dicas para quem precisa criar uma rotina de conservação e limpeza para o condomínio, mas não sabe bem por onde começar. 

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Tipos de limpeza

Antes de falar sobre a rotina, vale a pena pontuar que existem diferentes tipos de limpeza que podem ser realizadas num condomínio. Saber identificá-las corretamente é essencial para entender qual tipo de limpeza o condomínio precisa e quais profissionais podem realizá-la. 

1) Limpeza geral

É a higienização realizada em todas as áreas comuns: portaria, elevadores, hall de entrada, por exemplo. Dependendo do tamanho do condomínio e do fluxo de pessoas nesses espaços, a limpeza deve ser feita todos os dias ou, no mínimo, uma vez por semana

2) Limpeza de conservação

É a limpeza com foco em garantir que os espaços do condomínio não fiquem com mau cheiro, visivelmente sujos ou mal cuidados. Dentre as práticas de limpeza e conservação, estão inclusos: trocar o lixo, cuidar do jardim, tirar pó, entre outras.

Recomenda-se que esse tipo de limpeza seja feita todos os dias, ou de acordo com a demanda do condomínio

3) Limpeza de manutenção

É a limpeza que visa garantir o bom funcionamento das instalações e estruturas de um condomínio. Inclui manutenção preventiva, como limpeza da caixa d’água, filtragem das piscinas, dedetização e demais cuidados do tipo.

A frequência recomendada para limpeza das caixas d’água e a dedetização do condomínio é de 6 meses.

Já a manutenção da piscina deve ser orientada de acordo com o uso. O ideal é que o zelador esteja atento todos os dias a sujeiras, folhas e coisas do tipo, e sempre que perceber necessidade, a piscina deve ser esvaziada e limpa.

4) Faxina

É a limpeza pesada. Inclui lavagem de várias áreas de um condomínio, como o hall de entrada, os banheiros, as escadas, o piso, as janelas. 

Como é um tipo de limpeza mais profunda, não precisa ser realizada com tanta frequência: uma vez por mês costuma ser suficiente. 

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Rotina de limpeza

Para evitar equívocos e falhas na hora higienizar as áreas necessárias do condomínio, é imprescindível criar um checklist das áreas que precisam ser limpas, a frequência de limpeza para cada área e os produtos a serem utilizados.

Áreas e frequência de limpeza

Para facilitar a criação de uma rotina, confira uma lista resumida de orientações para a limpeza de áreas específicas de um condomínio, incluindo a frequência e os tipos de limpeza:

  • Diária (limpeza geral e limpeza de conservação):

Hall de entrada, calçadas, portaria, banheiros, sauna, academia, elevadores, aparelhos de portaria, objetos de decoração, vestiários e recolhimento de lixo.

  • Semanal (limpeza geral e limpeza de conservação): 

Quadras esportivas, churrasqueiras, salão de jogos, extintores, móveis das áreas comuns e playground.

  • Quinzenal (faxina e limpeza geral): 

Espelhos, pisos de madeira, azulejos, paredes, janelas, portas e sala de máquinas. 

  • Mensal (faxina e limpeza geral)

Garagem, salão de festas (de acordo com o uso), janelas externas, grades e escadas de emergência. 

Limpeza e conservação para condomínios

Horários

É importante também planejar os horários das limpezas para que não haja choque com o período de utilização dos moradores. Sempre que possível, é recomendável evitar inconvenientes ou estresses desnecessários. 

Alguns espaços específicos do condomínio exigem maior disciplina quanto aos horários de limpeza a fim de não causar contratempos com os moradores. Confira: 

  • Garagem: é recomendado realizar a limpeza durante a semana, de segunda a sexta-feira, nos horários em que a maior parte dos moradores está no trabalho, por exemplo, no meio da tarde, entre 14h e 17h. 
  • Elevadores: os horários normalmente mais adequados para esse tipo de limpeza também é de segunda a sexta-feira.
  • Hall: aqui vale a avaliação do síndico quanto aos hábitos e rotinas dos moradores, a fim de determinar os horários que menos impactem na movimentação dos moradores e tragam menos dificuldade e transtorno para a equipe de limpeza. 

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Terceirizar ou ter equipe interna: vantagens e desvantagens

Terceirização de serviços de limpeza

Todos os serviços de limpeza das áreas comuns do condomínio, citados neste artigo podem ser realizados por uma equipe interna de funcionários, contratada individualmente pelo condomínio, através do síndico ou administrador, ou então por uma equipe terceirizada.

Apesar de ambas as opções serem viáveis, a terceirização, na maioria das vezes, oferece mais vantagens, tanto para o condomínio, em termos de economia e eficiência, quanto para o síndico, em termos de ganho de tempo.

Confira as principais vantagens da terceirização: 

  • As obrigações trabalhistas e previdenciárias relativas aos funcionários da limpeza ficarão a cargo da empresa terceirizada.
  • O condomínio terá apenas um custo fixo mensal já estipulado, trazendo maior previsibilidade nas despesas ao evitar gastos inesperados.
  • O condomínio terá à disposição profissionais treinados e capacitados, especialistas na área, para executar os serviços com maior eficiência.
  • O síndico não precisará ocupar seu tempo com processos de seleção, contratação e treinamento de funcionários.

Especialmente em tempos de pandemia, mais do que nunca é importante investir em profissionais mais capacitados para higienizar os espaços de convivência do condomínio, de acordo com todas as regras sanitárias.

Na hora de escolher uma empresa para terceirizar os serviços de limpeza, certifique-se de que seja uma empresa com tradição no mercado, que possua um bom portfólio de clientes já atendidos e que se preocupe em treinar e manter atualizados os seus funcionários, além de cumprir todas as regras da legislação.

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