Reuniões, festas, confraternizações, comércio aquecido, esses são alguns dos motivos que fazem das semanas antecedentes ao natal e o ano novo de maior movimento nas ruas e nos estabelecimentos.
Por consequência, a alta no movimento leva ao aumento da necessidade de segurança, e uma das melhores formas de se garantir essa proteção é por meio da terceirização do serviço, devido às suas vantagens.
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo.
Boa leitura!
Fim de ano e suas características
Com a chegada do fim do ano, é comum que as forças policiais das cidades aumentem o efetivo na rua, baseando-se em dados que comprovam que os furtos e roubos em comércios e ambientes públicos aumentam nesse período.
Dentre os principais causadores desse aumento, temos:
- Maior circulação de dinheiro nos comércios, impulsionado pelo pagamento do 13º salário e compra de presentes de natal.
- Maior número de eventos e confraternizações.
- Residências e escolas vazias por conta das férias, abrindo margem para a ação de criminosos.
Da mesma forma como a presença das forças públicas de segurança se reforçam, também é importante pensar na necessidade de atuação das forças privadas de segurança, já que os efetivos públicos não são capazes de estar presentes em todos os locais nem de atender prontamente a todas as demandas.
Afinal, nem só os comércios e as pessoas nas ruas são afetadas. Empresas, instituições (públicas e privadas), condomínios e residências também podem sofrer com o aumento da violência.
Essa necessidade começa a responder ao título “por que a terceirização da segurança é importante no final do ano”, já que esse modelo de serviço se enquadra perfeitamente na necessidade de quem precisa aumentar a segurança momentaneamente, como você vai ver abaixo.
Veja também: Como tornar mais seguro o controle de acesso ao condomínio?
Por que terceirizar a segurança é importante no fim do ano?
1. Reforço imediato na segurança
A primeira vantagem de contar com uma empresa de segurança privada para fazer a segurança da sua empresa ou do seu evento de fim de ano é o reforço imediato na segurança.
Ao contrário do processo de contratação de funcionários próprios, você não precisará ir atrás de possíveis candidatos, lidar com o processo de contratação, oferecer treinamento e equipamentos para garantir a atuação dos seguranças.
Veja também: Como saber se é a hora certa de terceirizar serviços?
2. Profissionais treinados para situações específicas
Os profissionais oferecidos pela empresa de terceirização são preparados para atuar em locais e situações específicas, visando garantir a máxima proteção. Faz parte do treinamento (e reciclagem) desses profissionais avaliar como agir em ambientes de grande circulação de pessoas, proteção estratégica de grandes perímetros, condução de situações de tensão e como manter a discrição, atuando apenas quando necessário, entre outras aptidões.
3. Reposição imediata de profissionais
Quando uma empresa opta contratar um profissional próprio, caso ele falte essa empresa terá de providenciar imediatamente sua substituição, sob pena de deixar desprotegido o local.
Já no caso da terceirização essa reposição é feita pela própria empresa terceirizada, em caráter imediato.
Reforçando que, independentemente do profissional que está sendo enviado para repor outro segurança, o seu nível de instrução e treinamento é o mesmo.
4. Facilidade para adoção de turnos, inclusive 24 horas
Com o crescimento no movimento, é comum que no final do ano o horário do comércio seja estendido, em alguns casos chegando a entrar pela madrugada. Ou ainda, o fechamento de escolas, por conta das férias, deixa esses locais vulneráveis à ação oportunista de criminosos ou vândalos.
A terceirização da segurança é importante no fim do ano também por esse fator, já que com a parceria de uma empresa terceirizada fica muito mais fácil adotar um esquema de turnos, que permita proteger o local por todo o período necessário.
Novamente, em vez de contar com seguranças próprios, basta solicitar à empresa parceira o aumento do número de profissionais conforme os horários que serão cobertos, podendo essa cobertura ser estendida por 24 horas, caso seja necessário.
5. Disponibilidade de estrutura
Dependendo do local e do evento a ser protegido, uma estrutura maior poderá ser necessária, inclusive com o uso de motos, carros e módulos móveis.
Uma empresa terceirizada torna muito mais acessível toda essa estrutura, inclusive de forma bem mais ágil, bastando acordar a contratação desse aparato, de acordo com a análise de suas necessidades.
6. Equipes treinadas para eventos
Durante o fim de ano, ocorre também o aumento dos eventos, sejam festas particulares, eventos da empresas ou religiosos, e esse tipo de acontecimento requer um preparo especial, que vai além do preparo para situações de violência.
A terceirização pode garantir isso também, por meio de profissionais capacitados para atuar em seus eventos, de forma a garantir a ordem, organização e controle de acesso.
Veja também: Festas de fim de ano: quais serviços terceirizados contratar?
Terceirização da segurança é com o Grupo Griffo
Os tópicos acima reforçam por que a terceirização de segurança é importante no final do ano, e o Grupo Griffo pode garantir a você todos esses benefícios.
Com mais de 30 anos de atuação, somos referência em terceirização, oferecendo serviços de segurança patrimonial, escolta armada e segurança pessoal, além de muitos outros.
Temos, em nosso portfólio de clientes, empresas e eventos de todos os portes, inclusive internacionais. Clique no link abaixo para saber mais ou pedir um orçamento gratuito!