Além de cumprir suas funções tradicionais, garantindo o sucesso da empresa, é fundamental lembrar que os gestores também têm a função de zelar pela segurança do trabalho e bem-estar de seus funcionários.
Nesse sentido, tanto em um condomínio quanto em uma empresa, os administradores precisam estar atentos às regras de segurança do trabalho.
Os colaboradores são o principal ativo de sua gestão. São eles que realizam as atividades-chave para a manutenção e bom funcionamento de todos os processos pensados pela administração.
Para te ajudar a garantir a segurança das pessoas que trabalham com você, neste artigo vamos compartilhar alguns conceitos e dicas valiosas sobre segurança do trabalho!
O que é segurança do trabalho?
De forma geral, podemos entender o conceito de segurança do trabalho como um conjunto de normas e regras que devem ser implementadas, com o objetivo de evitar ou, no mínimo, reduzir os riscos de acidentes durante as atividades laborais, bem como as doenças a elas relacionadas, a fim de proteger a integridade e a produtividade do trabalhador.
As normas que regulam as regras de segurança do trabalho são definidas pela Portaria 3.214/1978 do Ministério do Trabalho e obriga o seu cumprimento por todas as empresas privadas e públicas, órgãos públicos da administração direta e indireta, assim como os órgãos dos três poderes, que contem com empregados contratados sob o regime da CLT.
Segurança é um dos pontos mais sensíveis de uma empresa ou condomínio. Em muitos casos, a terceirização é a melhor opção. Saiba mais no artigo do nosso Blog:
Terceirização do serviço de segurança: quanto custa e como contratar?
Por que é importante investir em segurança do trabalho?
Como já foi dito, a qualidade – e a continuidade – dos serviços prestados por uma empresa ou condomínio está diretamente ligada ao bem-estar e às condições de trabalho dos seus funcionários.
Acidentes e o próprio adoecimento de funcionários, por falta de segurança ou de medidas de prevenção, além de prejudicar o andamento das atividades ainda pode acarretar em multas e indenizações, caso fique configurado que isso se deu por negligência ou por ações não tomadas pelos gestores.
E essas multas e indenizações podem ser fruto tanto de ações trabalhistas movidas por funcionários quanto por ações de fiscalização feitas por iniciativa de órgãos como o Ministério Público do Trabalho.
Confira, a seguir, 3 passos para investir em segurança do trabalho corretamente no seu condomínio ou empresa:
1. Mapeamento de riscos
Cada função exercida pelos trabalhadores está sujeita a riscos diferentes. Portanto, o primeiro passo para mitigar acidentes de trabalho é fazer um mapeamento de riscos – ou seja, identificar, de acordo com a rotina de seus funcionários, os momentos e atividades de maior risco no dia a dia de trabalho de cada um.
Além do risco inerente à própria atividade, vale a pena mapear também influências externas que podem acabar provocando acidentes, como por exemplo:
- Falta de atenção na hora de executar tarefas delicadas.
- Prazos não razoáveis, que obrigam o funcionário a trabalhar com pressa.
- Falta de comunicação entre equipes e gestores.
- Falta de treinamento adequado (e periódico), para que o funcionário saiba como realizar suas funções com segurança.
- Falta de monitoramento e fiscalização de atividades.
2. Equipamentos de Proteção Individual
Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são uma parte fundamental de qualquer medida de segurança do trabalho: um funcionário mal equipado é um risco desnecessário, tanto para si quanto, principalmente, para o colaborador.
Os equipamentos de proteção exigidos vão variar de acordo com cada função exercida. Nesse caso, o mapeamento de riscos vai ajudar a identificar qual equipamento é importante para cada funcionário.
Conheça alguns dos mais tradicionais tipos de EPIs utilizados por vários profissionais em diferentes áreas de atuação, de acordo com o que preconiza a Norma Regulamentadora nº 6, do Ministério do Trabalho:
- Abafadores de ruídos ou protetores auriculares.
- Máscaras e filtros.
- Óculos e viseiras.
- Capacetes.
- Luvas e mangotes.
- Sapatos, botas e botinas;
- Cintos de segurança e cinturões.
3. Treinamento das equipes
Em muitos casos, os acidentes no trabalho podem ocorrer mais por falta de treinamento e preparo dos funcionários do que por falta de equipamentos de proteção. É por isso que um treinamento bem-feito (e periodicamente atualizado) deve ser parte indispensável de um bom protocolo para segurança do trabalho.
Sempre que houver a entrada de um novo funcionário, não presuma que ele esteja a par das medidas de cuidados e prevenções. Garanta que ele passe por um período de treinamento e reforço dos cuidados.
Sempre que houver mudanças de procedimento, alterações de protocolo ou a chegada de novos equipamentos, estabeleça como regra que todos os funcionários sejam atualizados quanto às mudanças e novos cuidados.
Uma empresa eficiente busca alta produtividade, com o menor custo possível. Neste artigo, você vai conhecer como a terceirização de serviços pode ajudar nesse sentido:
Descubra como a terceirização pode reduzir os custos na sua empresa!
Segurança do trabalho: a terceirização pode ajudar!
Como vimos neste artigo, as ações de segurança do trabalho são medidas fundamentais para a manutenção sustentável das atividades de toda empresa ou condomínio e, principalmente, para a preservação da saúde, segurança e bem-estar dos colaboradores.
Uma forma prática e eficiente de investir em segurança do trabalho é por meio da terceirização de serviços, já que, nesse caso, a empresa terceirizada fica encarregada de fornecer todo o treinamento e equipamentos de proteção aos funcionários, deixando você e os demais administradores livres para gerenciar outras questões.
Em uma rotina cheia de responsabilidades, como no caso de síndicos de condomínio e gestores de empresas, não precisar se preocupar em ser o principal responsável pela segurança dos seus funcionários é uma grande vantagem.
Para isso, escolha uma empresa com tradição e que deixe claro seu cuidado e atenção em manter funcionários bem treinados, sempre atualizados com os últimos conhecimentos de suas áreas e equipados com todos os recursos de proteção.
O Grupo Griffo está há mais de 30 anos no mercado, oferecendo serviços de terceirização com excelência. Se a segurança e a proteção dos trabalhadores de sua empresa ou condomínio é um fator importante na sua gestão, somos o parceiro que você precisa!