Dentro das necessidades humanas básicas, a segurança possui papel de garantir o conforto e a sensação de que estamos em um ambiente livre de riscos. Sendo assim, é fundamental que empresas, condomínios, instituições e órgãos públicos se preocupem em garantir esse tipo de proteção a seus clientes, moradores, funcionários ou visitantes.
Na hora de prover esse serviço, é comum a dúvida: segurança particular ou terceirizada.
Sabendo que ambos os modelos apresentam os seus prós e contras, elaboramos esse conteúdo para que você saiba qual deles pode trazer melhores resultados para a sua demanda. Boa leitura!
Segurança: uma necessidade básica
Antes de entender as vantagens e desvantagens da segurança particular ou terceirizada, é fundamental reconhecer qual é a sua necessidade.
De maneira geral, podemos dividir a segurança em dois grupos, a segurança corporativa e a segurança pessoal.
Segurança corporativa
A segurança corporativa é aquela que compreende empresas privadas ou órgãos públicos que necessitam garantir a proteção patrimonial e das pessoas em seus espaços.
Locais onde se aplica a segurança corporativa:
- Empresas privadas.
- Órgãos públicos.
- Instituições: escolas, universidades, ONGs, entre outras.
- Condomínios residenciais.
Veja também: Segurança em órgãos públicos: por que terceirizar
Dentre as modalidades de segurança que se enquadram nesses locais, temos serviços de segurança (particular ou terceirizada) de diferentes tipos, como:
- Vigilância patrimonial, cujo objetivo é proteger bens físicos e também as pessoas em ambientes coletivos, seja em ambiente interno ou externo (ronda motorizada).
- Escolta armada, responsável por acompanhar e garantir proteção no transporte de valores ou mesmo de pessoas expostas por características de sua atuação, como políticos, celebridades, entre outros.
- Segurança de eventos, importante para prevenir riscos ou para intervir em situações de violência ou ameaças à segurança dos frequentadores.
Veja também: Escolta armada: quando preciso contratar
A segurança corporativa, que compreende principalmente a atuação de agentes preparados para garantir a integridade do patrimônio e de todos os presentes no local, pode receber reforços de outros tipos de segurança, mas que também se relacionam a saúde da empresa:
- Segurança do trabalho: conjunto de práticas que visam prevenir acidentes de trabalho.
- Segurança ambiental: proteção ao meio ambiente envolvido na atuação da corporação.
- Segurança da informação: voltada à inteligência de dados para que as informações da empresa e de seus clientes não sejam violadas ou expostas.
Segurança pessoal
Já a segurança pessoal preserva a integridade física e moral de pessoas, evitando potenciais riscos que ela possa correr e que sejam causados por outras.
É fundamental que esse tipo de segurança seja desempenhada por profissionais especialmente treinados para esse tipo de atuação, sendo fundamental saber se antecipar aos riscos e manter-se discreto quando sua ação não for exigida.
A segurança pessoal também pode ser utilizada por corporações, que geralmente a contratam para proteger figuras de liderança que, por sua posição, possam ser visadas.
Segurança particular ou terceirizada?
Agora que você já sabe quais são os tipos de serviços de proteção e qual se enquadra na sua necessidade, confira os prós e contras e faça a escolha entre segurança particular ou terceirizada.
Segurança particular
Começando com as vantagens e desvantagens da contratação de um serviço de segurança particular, aquele cuja empresa é responsável por fazer a seleção e contratar efetivamente seus funcionários que exercerão a função.
- Integração com a empresa: a maior vantagem da segurança particular é a integração com os valores, ideais e necessidades da empresa, a partir de uma relação direta entre empregado e empregador.
- Maior responsabilidade: Essa forma de contrato acaba trazendo maiores responsabilidades para o contratante, que deve fazer todo o processo seletivo, montar a estratégia de segurança, oferecer treinamento e dar orientação.
- Gasto de energia com a procura e a retenção: além de se ocupar com a procura de profissionais que possam servir às suas demandas, ao contratar um segurança particular será necessário pensar na sua retenção, evitando que ele opte por trabalhar em outro local.
- Custos elevados: Todo esse processo de contratação e retenção tem um custo, assim como a compra de equipamentos próprios e modernos para que os profissionais possam exercer o seu trabalho.
- Adequação legal: Para contar com esse tipo de serviço são necessárias uma série de adequações, licenças e permissões legais, com a Polícia Federal, por exemplo. Esse é mais um desgaste que ficará a cargo da empresa que optar por manter uma segurança particular.
Segurança terceirizada
Agora, confira as vantagens e desvantagens da contratação da segurança terceirizada.
- Treinamento e qualidade: uma das principais vantagens de se contar com serviço terceirizado de segurança é a forte atuação na seleção, treinamento e manutenção desses profissionais, com cursos de formação e reciclagem.
- Confiança: ao conferir a estrutura e o renome da empresa pretendida, quem contrata pode ter toda a confiança de que seu patrimônio e as pessoas estarão efetivamente protegidos.
- Flexibilidade: a segurança terceirizada permite uma maior flexibilidade, bastando poucos passos para que um efetivo maior seja enviado para uma ocasião específica, por exemplo, ou que seja feita a substituição de um profissional.
- Menos responsabilidades: as responsabilidades como o processo seletivo, o oferecimento de materiais de trabalho e o treinamento dos profissionais deixam de ser do contratante.
Como ponto negativo está o fato de que você precisa se certificar que está contratando uma empresa idônea, estruturada, legalizada e capaz de prestar com excelência os serviços propostos.
Nesse sentido, o Grupo Griffo preenche todos esses requisitos. Temos mais de 30 anos de atuação na prestação de diversos serviços terceirizados, como segurança, limpeza, portaria e controle de acesso, entre outros.
Todos os benefícios que você espera, ao contratar um serviço terceirizado de segurança você encontra no Grupo Griffo, seja para vigilância patrimonial, escolta armada ou segurança pessoal.