Visando reforçar a segurança patrimonial e torná-la mais eficiente, o serviço de ronda motorizada é geralmente contratado para cobrir áreas de maior extensão, como é o caso de estacionamentos, condomínios, faculdades, hospitais, construtoras, fábricas, shoppings, entre outros.

Seja com o uso de motos ou carros, a vigilância motorizada permite tanto um deslocamento mais rápido até o ponto de alguma ocorrência quanto a cobertura preventiva dos locais mais sensíveis e vulneráveis, ou seja, tem uma função ostensiva e preventiva mais eficiente.

Acompanhe o artigo para descobrir como funciona e como contratar o serviço de vigilância motorizada, bem como para saber se este é o tipo de segurança mais indicado para o seu caso.

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Diferenças entre segurança patrimonial e vigilância patrimonial

Como funciona o serviço de ronda motorizada?

A prestação de serviços de ronda motorizada (ou vigilância motorizada) se caracteriza pela disponibilização de equipes de vigilantes treinados e habilitados para atuar especialmente de forma preventiva, na proteção de áreas de maior extensão, tanto interna quanto externa, através do uso de veículos dotados de sinalização e equipamentos sonoros próprios.

Ao realizar a ronda em todo o perímetro de estacionamentos, condomínios ou empresas, por exemplo, caberá ao profissional responsável avaliar atividades suspeitas e, assim, reduzir os riscos de assaltos, roubos, furtos e quaisquer ações indesejadas, tanto em relação ao patrimônio quanto às pessoas.

Sua atuação ocorre tanto de forma preventiva quanto repressiva, contando com as vantagens de maior mobilidade e rapidez de deslocamento. 

As principais funções do serviço de ronda motorizada são: 

  • Reforço de segurança, tanto em áreas internas quanto externas.
  • Proteção de pessoas que transitam pelo perímetro do local.
  • Proteção de veículos e (em alguns casos) de pertences de clientes e funcionários do empreendimento. 

Há algumas particularidades que devem ser observadas para que o serviço seja corretamente prestado. Vejamos:

Tamanho do local

O primeiro passo para verificação da necessidade de contratação da ronda motorizada é a avaliação do perímetro a ser coberto.

Como já foi mencionado, este é um serviço indicado para cobertura de áreas de maior extensão, como é o caso de estacionamentos e condomínios, nos quais a simples presença de seguranças em pontos fixos não seria suficiente para coibir possíveis ações.

Velocidade

O objetivo do uso de veículos é garantir a efetividade nas rondas e uma resposta preventiva e ostensiva a ocorrências diversas.

Sendo assim, para que o profissional tenha condições de observar o local e perceber quaisquer problemas, é preciso que ele trafegue em baixa velocidade, realizando paradas em locais estratégicos e previamente determinados.

Frota identificada e com fim específico 

É essencial também que a frota utilizada seja identificada e adesivada. Muitas vezes, apenas essa presença clara dos agentes de segurança já é suficiente para coibir possíveis ações, de maneira mais efetiva que câmeras e sensores.

Além disso, a frota deve ser destinada ao fim específico de garantir a segurança do local, de modo que seja utilizada somente para o transporte de pessoas que são responsáveis pela vigilância.

Como contratar serviço de ronda motorizada?

Assim como ocorre com a contratação de outros serviços de vigilância e segurança, para a contratação do serviço de ronda motorizada é indispensável a análise de cada caso, consideradas as particularidades do contratante e os riscos inerentes à atividade desenvolvida no local.

Nesse sentido, considerando que o principal objetivo é a mitigação de riscos, com uma atuação preventiva em prol da proteção de pessoas e bens, na hora de contratar serviços de segurança e vigilância é importante tomar alguns cuidados, como:

  • Defina se sua necessidade é de vigilância diurna, noturna ou de ambas. Isso impacta diretamente nos custos do serviço prestado.
  • Avalie a experiência de mercado da prestadora e para quais clientes ela já prestou ou presta esse serviço específico.
  • Verifique se a prestadora do serviço possui a estrutura necessária para atender suas necessidades, em relação aos veículos e equipamentos que serão utilizados (conservação, sinalização e adequação).
  • Confira as ações de qualificação e treinamento dos profissionais envolvidos, bem como sua habilitação junto aos órgãos de trânsito.
  • Cheque as documentações e autorizações legais, tanto da empresa quanto dos profissionais, junto a órgãos como Polícia Federal, para prestação do serviço.

Cuidados simples como esses podem fazer a toda diferença para a prestação de um serviço de excelência.

Para evitar erros quando for contratar leia também:

O que avaliar antes de contratar segurança patrimonial?

Visando oferecer um serviço personalizado e de qualidade, os agentes do Grupo Griffo realizam vistorias gerais nas imediações do empreendimento de acordo com as necessidades de cada contratante. 

Há mais de 30 anos no mercado, o Grupo Griffo possui experiência consolidada e preza pela constante capacitação de seus funcionários. Além disso, nosso serviço de ronda motorizada também oferece suporte operacional a vigias e agentes de portaria em postos de controle de acesso, possibilitando uma resposta mais rápida a eventuais problemas ou delitos.

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