Se você precisa contratar serviços de portaria e zeladoria para seu condomínio residencial ou comercial, mas ainda tem dúvidas sobre as atribuições desses profissionais e sobre a melhor forma de contratação, este artigo é pra você.
Embora a contratação diretamente pelo condomínio seja uma opção, o processo de seleção, treinamento e gestão desses profissionais demanda tempo, despesas, além de responsabilidades trabalhistas.
Uma alternativa que vem ganhando cada vez mais espaço é a terceirização dessas funções. Você poderá contar com todo o suporte e experiência da empresa responsável, além de facilidades como a pronta substituição de um profissional, em caso de falta.
Conheça as atribuições específicas desses profissionais a seguir e saiba exatamente o que avaliar para uma contratação segura. Vamos a elas!
Veja também:
Serviços de zeladoria e segurança em condomínios: quais as vantagens de terceirizar?
O que diferencia os serviços de portaria e zeladoria?
O serviço de portaria
Basicamente, o serviço de portaria tem a função de observar e fiscalizar o comportamento e a movimentação de pessoas, visando prevenir riscos e acidentes, além de cuidar do patrimônio para evitar prejuízos materiais.
Também são funções do porteiro receber e distribuir correspondências e encomendas, lidar com prestadores de serviços, verificar a correta ocupação de vagas no estacionamento, dentre outras.
Inclusive, parte do trabalho do porteiro é cooperar com o serviço de zeladoria, no sentido de transmitir e cumprir ordens, e informar possíveis ocorrências em seu expediente.
A presença do porteiro é importante em locais com grande circulação de pessoas, visando a organização interna do local e o atendimento às pessoas que ali frequentam.
Leia também!
Porteiro, vigilante ou controlador de acesso: quem devo contratar?
4 Responsabilidades do síndico que podem ser ajudadas pela terceirização
4 serviços para terceirizar em sua empresa
O serviço de zeladoria
Esse profissional é responsável pela limpeza e manutenção (preventiva e corretiva) tanto da estrutura predial quanto de instalações elétricas e hidráulicas básicas, além de ser responsável pela execução de pequenos reparos e cuidados com piscinas e aparelhos de uso comum.
Também faz parte de suas atribuições ficar responsável por materiais e recursos do condomínio, acompanhar a execução de trabalhos realizados por prestadores de serviços, entre outras.
O zelador geralmente tem tarefas diárias, semanais e mensais definidas previamente, e para isso ele precisa ser organizado e confiável.
A presença de um zelador é vital para auxiliar síndicos, gestores e administradores do condomínio.
Qual profissional devo contratar?
A opção por contratar um ou outro profissional vai depender das necessidades de cada condomínio, podendo-se optar por uma ou ambas as funções, de acordo com o que foi explicado anteriormente.
Uma prática em desacordo com a legislação trabalhista, mas que ainda acontece, é o condomínio optar pela contratação de apenas um desses profissionais e querer que ele realize ambas as funções. Além do desvio de função e dos riscos trabalhistas envolvidos, essa prática ainda faz com que as tarefas não sejam executadas corretamente.
Nos casos em que o condomínio opta por ambos os profissionais, é crucial que síndicos, gestores ou administradores definam e organizem bem as atribuições de cada um (e que isso fique claro para todos), a fim de que não haja confusão ou sobreposição de funções.
Confira um quadro comparativo entre as duas funções:
ATRIBUIÇÕES | PORTEIRO | ZELADOR |
Fiscalizar a entrada e saída de pessoas | X | |
Garantir a segurança de bens e pessoas | X | X |
Fornecer informações | X | X |
Receber e distribuir correspondências | X | X |
Manutenção da ordem no local | X | X |
Realizar manutenção preventiva e corretiva | X | |
Conferir materiais e insumos | X | |
Acompanhar o trabalho prestadores de serviço | X | |
Zelar pelo sossego e boa convivência | X | X |
O que considerar antes de contratar
Agora que você já conhece as diferenças de atividades e obrigações entre esses dois tipos de profissionais, veja a seguir algumas questões importantes de se considerar no momento de optar pela contratação do profissional diretamente pelo condomínio ou através de uma empresa de terceirização.
Contratação direta do profissional
Caso a opção do condomínio seja pela contratação direta desses profissionais, a pressa é inimiga da perfeição. Uma escolha errada não significa apenas mais gasto de tempo e recursos para troca do profissional, mas envolve também a segurança do condomínio.
Veja a seguir algumas checagens importantes de se fazer:
- antecedentes criminais;
- experiências anteriores;
- razões para o desligamento de trabalhos anteriores;
- possíveis recomendações;
- o perfil do candidato em relação ao perfil do condomínio.
Importante citar que não há uma formação específica obrigatória para o exercício das funções, no entanto, em relação ao zelador, caso ele fique responsável pela realização de manutenções e reparos técnicos (como na parte elétrica), é recomendável que o condomínio solicite a comprovação de eventuais cursos e qualificações.
Após ser vencida essa etapa inicial de verificações, chega o momento da contratação e do treinamento desses profissionais, até que estejam aptos a exercerem suas atividades com autonomia.
Nesse momento inicial de treinamento, o síndico ou administrador deve deixar bem claro o que é (e o que não é) atribuição dos profissionais, deve apresentá-los aos moradores do condomínio e garantir que o porteiro e/ou o zelador estejam cientes da postura que deverão ter no dia a dia. Acredite, isso faz diferença!
Mas se a opção for pela terceirização, veja o que é importante checar!
Contratação por empresa terceirizada
Antes de optar por uma empresa para terceirizar os serviços de portaria e zeladoria, pesquise o histórico da organização, os clientes que utilizam seus serviços, o tempo de experiência e o quanto ela está estabelecida no mercado.
Quais os antecedentes dessa empresa em relação ao cumprimento de contratos? Qual a sua reputação em relação aos serviços prestados?
Além disso, empresas com mais tradição e estrutura costumam ser o destino dos melhores profissionais, o que resulta em uma melhor prestação de serviço para seu condomínio.
Recomendações de serviços de portaria e zeladoria
Outra vantagem de contratar uma empresa terceirizada é a possibilidade de checar o histórico da empresa e as avaliações de outros condomínios quanto a determinado serviço prestado por ela.
Algumas opções que você pode (e deve) checar:
- Visite o site e as mídias sociais da empresa. Ela possui informações claras e valores bem definidos pelos quais se pauta?
- Teste os canais de comunicação da empresa. É fácil contactá-la? Como é o atendimento?
- Procure pelas avaliações dos clientes no Google.
- Verifique em sites como o Reclame Aqui.
Quando você se certifica desses pontos, aumenta bastante a segurança da sua escolha.
Treinamento e qualificação dos profissionais
A prestação de um serviço de excelência demanda treinamento e qualificação constantes.
Nos casos em que o próprio condomínio contrata e treina esses profissionais, além do treinamento inicial e dos ajustes necessários às funções, é importante manter a qualificação dos colaboradores sempre à altura das necessidades do condomínio.
Os condomínios estão em constante processo de modernização e implementação de novas tecnologias, regras e atribuições. E os profissionais precisam acompanhar essas mudanças.
Já em relação às empresas terceirizadas, é importante ser criterioso quanto à qualidade dos serviços prestados por seus funcionários. Funcionários bem treinados estão preparados, inclusive, para lidar com situações inesperadas e eventuais ocorrências no exercício de sua função, o que é bastante comum em condomínios.
A contratação de uma empresa terceirizada de confiança garante que todos os seus profissionais estejam aptos e prontos para exercer suas funções com excelência, garantindo a melhor prestação do serviço.
Como contratar um serviço terceirizado?
Como vimos ao longo de todo este artigo, contratar um serviço terceirizado de portaria e zeladoria traz uma série de vantagens ao condomínio, a começar pelo alívio na folha de pagamento, passando pela facilidade de não ter de conduzir um processo longo e delicado de seleção e treinamento, nem ter de lidar com questões trabalhistas.
Além disso, há outros fatores que tornam essa opção ainda mais interessante, como a facilidade de substituição de um profissional, caso alguém falte. Nesses casos, a empresa terceirizada está preparada para realizar essa substituição prontamente.
Apenas não se esqueça que, para contar com todas essas facilidades, vantagens e benefícios, você deve escolher uma empresa terceirizada que entregue serviços de excelência.
—————–
Há mais de 30 anos no mercado, o Grupo Griffo fornece serviços de excelência para seus clientes. Todos os dias buscamos entregar o melhor em terceirização de serviços, como segurança pessoal e patrimonial, vigilância, escolta armada, serviços de portaria e zeladoria, limpeza, secretariado, apoio administrativo, dentre outros.
Clique e solicite seu orçamento!
Veja também: