Se você precisa contratar serviços de portaria e zeladoria para seu condomínio residencial ou comercial, mas ainda tem dúvidas sobre as atribuições desses profissionais e sobre a melhor forma de contratação, este artigo é pra você.

Embora a contratação diretamente pelo condomínio seja uma opção, o processo de seleção, treinamento e gestão desses profissionais demanda tempo, despesas, além de responsabilidades trabalhistas.

Uma alternativa que vem ganhando cada vez mais espaço é a terceirização dessas funções. Você poderá contar com todo o suporte e experiência da empresa responsável, além de facilidades como a pronta substituição de um profissional, em caso de falta.

Conheça as atribuições específicas desses profissionais a seguir e saiba exatamente o que avaliar para uma contratação segura. Vamos a elas!

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O que diferencia os serviços de portaria e zeladoria?

O serviço de portaria

Basicamente, o serviço de portaria tem a função de observar e fiscalizar o comportamento e a movimentação de pessoas, visando prevenir riscos e acidentes, além de cuidar do patrimônio para evitar prejuízos materiais

Também são funções do porteiro receber e distribuir correspondências e encomendas, lidar com prestadores de serviços, verificar a correta ocupação de vagas no estacionamento, dentre outras.

Inclusive, parte do trabalho do porteiro é cooperar com o serviço de zeladoria, no sentido de transmitir e cumprir ordens, e informar possíveis ocorrências em seu expediente.

A presença do porteiro é importante em locais com grande circulação de pessoas, visando a organização interna do local e o atendimento às pessoas que ali frequentam. 

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O serviço de zeladoria

Esse profissional é responsável pela limpeza e manutenção (preventiva e corretiva) tanto da estrutura predial quanto de instalações elétricas e hidráulicas básicas, além de ser responsável pela execução de pequenos reparos e cuidados com piscinas e aparelhos de uso comum.

Também faz parte de suas atribuições ficar responsável por materiais e recursos do condomínio, acompanhar a execução de trabalhos realizados por prestadores de serviços, entre outras.

O zelador geralmente tem tarefas diárias, semanais e mensais definidas previamente, e para isso ele precisa ser organizado e confiável.

A presença de um zelador é vital para auxiliar síndicos, gestores e administradores do condomínio.

Qual profissional devo contratar?

A opção por contratar um ou outro profissional vai depender das necessidades de cada condomínio, podendo-se optar por uma ou ambas as funções, de acordo com o que foi explicado anteriormente.

Uma prática em desacordo com a legislação trabalhista, mas que ainda acontece, é o condomínio optar pela contratação de apenas um desses profissionais e querer que ele realize ambas as funções. Além do desvio de função e dos riscos trabalhistas envolvidos, essa prática ainda faz com que as tarefas não sejam executadas corretamente.

Nos casos em que o condomínio opta por ambos os profissionais, é crucial que síndicos, gestores ou administradores definam e organizem bem as atribuições de cada um (e que isso fique claro para todos), a fim de que não haja confusão ou sobreposição de funções.     

Confira um quadro comparativo entre as duas funções:

ATRIBUIÇÕESPORTEIROZELADOR
Fiscalizar a entrada e saída de pessoasX
Garantir a segurança de bens e pessoasXX
Fornecer informaçõesXX
Receber e distribuir correspondênciasXX
Manutenção da ordem no localXX
Realizar manutenção preventiva e corretivaX
Conferir materiais e insumosX
Acompanhar o trabalho prestadores de serviçoX
Zelar pelo sossego e boa convivênciaXX

O que considerar antes de contratar

Agora que você já conhece as diferenças de atividades e obrigações entre esses dois tipos de profissionais, veja a seguir algumas questões importantes de se considerar no momento de optar pela contratação do profissional diretamente pelo condomínio ou através de uma empresa de terceirização.

Contratação direta do profissional

Caso a opção do condomínio seja pela contratação direta desses profissionais, a pressa é inimiga da perfeição. Uma escolha errada não significa apenas mais gasto de tempo e recursos para troca do profissional, mas envolve também a segurança do condomínio.

Veja a seguir algumas checagens importantes de se fazer:

  • antecedentes criminais;
  • experiências anteriores;
  • razões para o desligamento de trabalhos anteriores;
  • possíveis recomendações;
  • o perfil do candidato em relação ao perfil do condomínio.

Importante citar que não há uma formação específica obrigatória para o exercício das funções, no entanto, em relação ao zelador, caso ele fique responsável pela realização de manutenções e reparos técnicos (como na parte elétrica), é recomendável que o condomínio solicite a comprovação de eventuais cursos e qualificações.

Após ser vencida essa etapa inicial de verificações, chega o momento da contratação e do treinamento desses profissionais, até que estejam aptos a exercerem suas atividades com autonomia.

Nesse momento inicial de treinamento, o síndico ou administrador deve deixar bem claro o que é (e o que não é) atribuição dos profissionais, deve apresentá-los aos moradores do condomínio e garantir que o porteiro e/ou o zelador estejam cientes da postura que deverão ter no dia a dia. Acredite, isso faz diferença!

Mas se a opção for pela terceirização, veja o que é importante checar!

Contratação por empresa terceirizada

Antes de optar por uma empresa para terceirizar os serviços de portaria e zeladoria, pesquise o histórico da organização, os clientes que utilizam seus serviços, o tempo de experiência e o quanto ela está estabelecida no mercado.

Quais os antecedentes dessa empresa em relação ao cumprimento de contratos? Qual a sua reputação em relação aos serviços prestados?

Além disso, empresas com mais tradição e estrutura costumam ser o destino dos melhores profissionais, o que resulta em uma melhor prestação de serviço para seu condomínio.

Recomendações de serviços de portaria e zeladoria

Outra vantagem de contratar uma empresa terceirizada é a possibilidade de checar o histórico da empresa e as avaliações de outros condomínios quanto a determinado serviço prestado por ela.

Algumas opções que você pode (e deve) checar:

  • Visite o site e as mídias sociais da empresa. Ela possui informações claras e valores bem definidos pelos quais se pauta?
  • Teste os canais de comunicação da empresa. É fácil contactá-la? Como é o atendimento?
  • Procure pelas avaliações dos clientes no Google.
  • Verifique em sites como o Reclame Aqui.

Quando você se certifica desses pontos, aumenta bastante a segurança da sua escolha.

Treinamento e qualificação dos profissionais

A prestação de um serviço de excelência demanda treinamento e qualificação constantes.

Nos casos em que o próprio condomínio contrata e treina esses profissionais, além do treinamento inicial e dos ajustes necessários às funções, é importante manter a qualificação dos colaboradores sempre à altura das necessidades do condomínio.

Os condomínios estão em constante processo de modernização e implementação de novas tecnologias, regras e atribuições. E os profissionais precisam acompanhar essas mudanças.

Já em relação às empresas terceirizadas, é importante ser criterioso quanto à qualidade dos serviços prestados por seus funcionários. Funcionários bem treinados estão preparados, inclusive, para lidar com situações inesperadas e eventuais ocorrências no exercício de sua função, o que é bastante comum em condomínios.

A contratação de uma empresa terceirizada de confiança garante que todos os seus profissionais estejam aptos e prontos para exercer suas funções com excelência, garantindo a melhor prestação do serviço.

Como contratar um serviço terceirizado?

Como vimos ao longo de todo este artigo, contratar um serviço terceirizado de portaria e zeladoria traz uma série de vantagens ao condomínio, a começar pelo alívio na folha de pagamento, passando pela facilidade de não ter de conduzir um processo longo e delicado de seleção e treinamento, nem ter de lidar com questões trabalhistas.

Além disso, há outros fatores que tornam essa opção ainda mais interessante, como a facilidade de substituição de um profissional, caso alguém falte. Nesses casos, a empresa terceirizada está preparada para realizar essa substituição prontamente.

Apenas não se esqueça que, para contar com todas essas facilidades, vantagens e benefícios, você deve escolher uma empresa terceirizada que entregue serviços de excelência.

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