A Reforma Trabalhista e o Projeto de Lei que regulamentou a terceirização, ambos de 2017, mudaram as relações trabalhistas no Brasil, criando opções que antes não eram possíveis, como as diversas possibilidades de serviços para terceirizar nas empresas.
Esse Projeto de Lei abriu caminho para que os empresários pudessem terceirizar qualquer área do negócio, gerando ganhos de eficiência e economia.
Mais e mais empresas têm percebido as vantagens dessa forma de contratação de mão de obra, o que explica o crescimento desse setor. Em 2015, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) mostrava que a terceirização respondia por 18% da mão de obra no Brasil. Em 2018, o IBGE mostrou que esse número já estava em 22,5%, com tendência de crescimento.
Alguns serviços já são comumente terceirizados nas empresas, como limpeza e segurança, contudo, existem outras atividades menos lembradas, mas que também podem trazer ganhos importantes de eficiência, praticidade e economia para o negócio.
Neste artigo você confere 4 serviços que podem ser terceirizados aí na sua empresa e as vantagens que isso pode trazer para você e seu negócio.
1. Recepção e atendimento
A recepção é o primeiro contato da sua empresa com quem a visita. E para que essa primeira impressão seja a melhor possível, alguns aspectos são fundamentais.
Esses profissionais precisam ser simpáticos, prestativos, atenciosos, além de serem capazes de fornecer informações objetivas e que orientem o público, caso haja necessidade.
Ao mesmo tempo, precisam ser capazes de contornar situações de estresse que podem ocorrer com visitantes e prestadores de serviços, mantendo sempre uma postura adequada.
Esses profissionais precisam manter sigilo quanto à rotina interna do local, além de terem atenção e critério na identificação de todos que entram na empresa.
Olhando para todas essas características tão necessárias para um bom serviço de recepção e atendimento, podemos imaginar o quanto pode ser complicado para uma empresa contratar e treinar esses profissionais, bem como para arcar com todos os custos trabalhistas envolvidos.
Ao optar pela terceirização desse serviço, junto a uma prestadora séria e confiável, sua empresa garante que esses profissionais reúnam todas essas características tão importantes, já que será a prestadora a responsável pela seleção, treinamento e qualificação.
Além disso, caso um profissional falte por algum motivo, sua recepção não ficará desassistida nem você vai precisar improvisar para fazer a substituição. A prestadora será capaz de fazer a reposição desse profissional prontamente.
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2. Apoio administrativo
Outro serviço que pode ser terceirizado em sua empresa é o de apoio administrativo.
Todo escritório possui tarefas rotineiras do dia a dia, e esse profissional (geralmente uma secretária) atua dando apoio nessas atividades, além de produzir e organizar documentos e relatórios, atender ligações, dar suporte em reuniões, lidar com clientes, entre outras.
Apesar de serem responsáveis por tarefas operacionais e de menor complexidade dentro da empresa, esses profissionais – quando bem treinados e qualificados – podem gerar um ganho de eficiência importante na rotina de determinado setor ou da empresa como um todo.
Além disso, poder contar com um profissional bilíngue, por exemplo, é um diferencial que eleva o nível da sua empresa e amplia sua capacidade de atendimento aos clientes.
A terceirização desse serviço traz para a empresa a facilidade de contar prontamente com profissionais que tenham a qualificação que a empresa precisa, com o perfil certo para cada tipo de negócio.
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3. Serviço de copa
O serviço de copa é um tipo de conforto que a empresa proporciona tanto aos clientes e visitantes quanto aos próprios colaboradores.
No dia a dia da empresa, esse serviço é responsável por preparar pequenos lanches e aperitivos para reuniões e encontros, por exemplo, bem como por manter a limpeza e a organização do espaço da copa, onde os funcionários fazem lanches e refeições.
Já no caso de eventos ou palestras, esse serviço poderá ficar responsável pela montagem de mesas com lanches e bebidas, cuidar das reposições necessárias, assim como da limpeza.
Mais uma vez, a qualificação e o perfil desses profissionais fazem toda diferença. Por terem trânsito livre dentro da empresa, inclusive para entrar em ambientes de reuniões, são essenciais qualidades como postura profissional, normas de etiqueta, cordialidade e simpatia.
A opção pela terceirização garante que todas essas atribuições sejam sempre cumpridas da melhor forma, por alguém previamente treinado e orientado. Além disso, todo o processo de contratação e substituição é mais simples, descomplicado e econômico.
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4. Brigada de incêndio e socorristas
Toda empresa, independentemente da atividade, está sujeita a incêndios ou acidentes. Além disso, funcionários podem passar mal e precisar de primeiros socorros. Nessas horas, contar com um grupo de brigadistas e socorristas faz toda diferença.
A brigada de incêndio é aquele grupo de pessoas (voluntárias ou contratadas) treinadas para, em momentos de emergência, como incêndios e acidentes, orientar as pessoas do local, com o objetivo de reduzir riscos e danos, além de prestar os primeiros socorros.
Apesar de haver diferentes legislações regulando a atuação e a obrigatoriedade das brigadas de incêndio, em geral os locais com grande circulação de pessoas são obrigados a formar esse grupo de socorro.
Além disso, a norma nacional (NBR 14.276), que regula esse tema, orienta que empresas e escritórios com pelo menos 20 pessoas já devem formar uma brigada de incêndio.
Por mais que haja a possibilidade de contar com voluntários, nada substitui a tranquilidade de contar com profissionais formados e treinados em ações de segurança, disponíveis o tempo todo para agir caso algo aconteça.
Ao optar pela terceirização, a empresa passa a contar com a experiência da prestadora em selecionar e qualificar esses profissionais, assim como em garantir que todas as exigências legais sejam cumpridas.
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Como garantir todos os benefícios da terceirização
Como vimos em cada um dos serviços apresentados neste artigo, a terceirização tem o potencial de trazer inúmeras vantagens competitivas para seu negócio.
A primeira delas é, claro, a economia. Todo empresário sabe o peso que tem no caixa da empresa a burocracia trabalhista envolvida na contratação direta de funcionários.
Além disso, com uma estrutura administrativa mais enxuta e simplificada, a empresa pode dar mais foco à atividade principal, tornando-se mais competitiva e ágil na tomada de decisões.
Finalmente, a experiência da empresa contratada na seleção e treinamento dos profissionais vai permitir um ganho de eficiência na execução dos serviços do seu negócio.
No entanto, para garantir todos esses benefícios da terceirização, a escolha da prestadora é um ponto fundamental. Antes de fazer sua opção, busque por informações, avalie sua estrutura e capacidade de prestar o serviço adequadamente, seu tempo de mercado e os clientes que ela atende.
Tomando esses cuidados, seu negócio certamente dará um salto de qualidade e eficiência com a opção pela terceirização.
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