Durante todo o ano, e especialmente nos períodos de alta temporada, quando há uma grande movimentação de hóspedes, a terceirização em hotelaria é a solução ideal para garantir a melhor experiência para os clientes.

Ao terceirizar alguns dos seus serviços, o hotel terá à sua disposição mão de obra qualificada, sem precisar se preocupar com a contratação e o treinamento de novos funcionários. 

E esses não são os únicos benefícios de contratar serviços terceirizados para hotéis.

Confira mais motivos a seguir!

5 motivos para terceirizar serviços no seu hotel

1. Mão de obra qualificada

Obter mão de obra qualificada e experiente pode ser uma tarefa difícil. Principalmente, se a necessidade surgir em época de alta temporada, quando todos os hotéis estão em busca de profissionais e você não tem muito tempo para treinamento e qualificação de profissionais iniciantes.

Quem é do segmento de hotelaria sabe o quanto a experiência dos usuários com o serviço prestado é fundamental para fidelizá-los, bem como para que eles indiquem o hotel a outras pessoas, o que se tornou um ativo ainda mais valioso em tempos de redes sociais e sites de avaliação.

Com a terceirização de serviços, essa missão torna-se bem mais simples, já que você terá acesso a profissionais já prontos e qualificados para executar suas funções com excelência.

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2. Redução de custos

Especialmente em certas épocas do ano e dependendo de fatores imprevisíveis  – como a pandemia do coronavírus – os hotéis precisam apertar os cintos e reduzir suas margens para manter as portas abertas.

E, para isso, a redução de custos é medida essencial.

A terceirização de serviços pode trazer ao hotel muito mais previsibilidade de despesas com pessoal e, em muitos casos, bastante economia, já que todas as despesas relativas a obrigações trabalhistas e previdenciárias dos colaboradores ficam a cargo da empresa prestadora.

Seu hotel não vai se preocupar com o pagamento de férias, décimo terceiro, INSS, vale-transporte, vale-alimentação, licença maternidade, entre outras despesas.

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3. Rápida substituição de profissionais

Se tem algo que hotéis não podem deixar ocorrer é faltar colaboradores para dar conta da demanda dos hóspedes. A depender do nível de exigência desses clientes, pode significar a última vez que escolhem o estabelecimento.

Ao mesmo tempo, afastamentos, faltas, atrasos e até demissões são fatores que podem ocorrer a qualquer momento.

Quando as equipes são compostas totalmente por funcionários contratados, a margem de manobra fica bastante complexa para fazer essas reposições ou remanejamentos de forma imediata.

Com a terceirização de serviços, os colaboradores podem ser facilmente substituídos por outros com a mesma qualificação e experiência, sem dores de cabeça para o gestor.

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4. Favorece a expansão do negócio

Todo negócio visa aumentar sua capacidade de atendimento e, consequentemente, sua lucratividade. E isso passa, necessariamente, por uma maior (ou melhor) capacidade de atendimento.

Ao terceirizar alguns de seus serviços profissionais, o hotel amplia sua capacidade de atendimento, melhora a experiência e a satisfação dos clientes, o que abre a possibilidade para aumentar seu ticket médio.

5. Otimiza o tempo dos gestores

Não é fácil a rotina de administradores e gerentes no ramo da hotelaria. Mas inclusive nisso a terceirização de serviços pode ajudar.

Ao contar com profissionais treinados e experientes, o gestor não precisa mais perder tempo com um microgerenciamento, já que os colaboradores já entendem como funciona a rotina de tarefas e conhecem tudo o que precisam fazer no dia a dia.

Serviços que podem ser terceirizados na hotelaria

A terceirização fornece a possibilidade de contratar profissionais de diferentes áreas. Confira quais são a seguir: 

1. Segurança

A segurança é um setor comumente terceirizado em empresas, condomínios e instituições, e não é diferente em hotéis.

Quando um estabelecimento contrata esse tipo de serviço, garante que tanto a empresa quanto seus hóspedes estarão seguros, pois terá à disposição profissionais treinados e habilitados profissionalmente para lidar com diversas situações. 

Além disso, as preferências relacionadas ao tipo de abordagem e as regras gerais do local são devidamente repassadas, para que eles atendam o seu negócio da melhor forma possível, de acordo com seu perfil de clientes.

2. Apoio administrativo

O apoio administrativo é uma função estratégica e de muita importância para um hotel. Afinal, organização e gerenciamento burocrático são pontos que fazem toda diferença para a rotina nesse tipo de segmento.

Justamente por isso, é uma das funções que mais necessita de profissionais qualificados, que saibam lidar com os recursos e tecnologias necessárias, interagir de maneira adequada e cumprir com presteza as tarefas designadas.

Ou seja, pode ser um profissional difícil de encontrar por conta própria, mas não por meio da terceirização. Ao terceirizar você pode contar com secretárias bem treinadas e até bilíngues, que terão um papel essencial na administração do seu hotel.

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3. Portaria

Pela característica desse tipo de negócio de ter pessoas chegando e saindo a todo momento, é essencial garantir um bom gerenciamento da portaria.

Trata-se de um ponto sensível inclusive para a segurança dos colaboradores e hóspedes.

Além disso, causar uma boa impressão desde a chegada dos clientes é fundamental para garantir uma boa experiência e evitar atritos desnecessários, garantindo assim a fidelização.

Ao terceirizar essa função, sua organização conta com profissionais com experiência no ramo, trazendo qualidade e aprimorando a experiência dos clientes.

4. Limpeza e conservação

A limpeza e conservação de um hotel pede muita disciplina e trabalho, além de muito capricho para que os ambientes estejam sempre convidativos e agradáveis. 

Com a terceirização, você conta com uma equipe especializada e ágil, para que seu hotel sempre deixe uma boa impressão nos seus hóspedes e garanta avaliações 5 estrelas na internet (que é onde se inicia a pesquisa da maioria das pessoas).

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