A terceirização de serviços tem ganhado cada vez mais espaço no mercado. Serviços de portaria, zeladoria, segurança, vigilância, limpeza, copa, jardinagem, secretariado, recepção, office boys e carregadores são algumas das opções. Mas será que vale a pena abrir mão de ter uma equipe interna para terceirizar funções tão importantes no dia a dia?
Para essa tomada de decisão, cuidados extras com a burocracia trabalhista, custos com funcionário, qualificação e gerenciamento de equipe são alguns dos fatores a serem avaliados.
Acompanhe o artigo para descobrir as vantagens e desvantagens entre optar por uma ou outra forma de contratação.
Burocracia trabalhista
Empresa terceirizada
Uma das grandes vantagens em terceirizar a mão de obra é que o cumprimento dos direitos trabalhistas passa a ser de responsabilidade da empresa de terceirização. Desde o momento da assinatura da carteira de trabalho até a rescisão contratual cabe à terceirizada cuidar de todas as etapas desse processo.
Por outro lado, ao contrário do que alguns podem pensar, é possível a responsabilização subsidiária do contratante pelo descumprimento da legislação trabalhista. E é nesse ponto que faz toda diferença a contratação de uma empresa terceirizada de confiança e que desempenhe seu papel corretamente.
A ausência de cautela na escolha da empresa terceirizada e de fiscalização quanto ao respeito da lei trabalhista acarreta prejuízos que poderiam ter sido evitados com a contratação de uma empresa confiável e com vasta experiência no mercado.
Equipe interna
Gerenciar uma equipe interna significa ser responsável diretamente por toda burocracia trabalhista.
Ou seja, passa a ser papel do administrador a realização de processo de seleção do funcionário, assinatura de carteira de trabalho, preocupações com folha de pagamento, dentre outras responsabilidades.
Seja você administrador de condomínio comercial ou residencial ou gestor de um empreendimento, poderá se beneficiar com a parceria de uma empresa terceirizada. Clique aqui para se livrar de burocracias desnecessárias!
Gerenciamento de funcionários
Empresa terceirizada
Quando é realizada a terceirização de serviços como limpeza ou portaria, a responsabilidade pela gestão dos funcionários passa a ser da empresa terceirizada.
A consequência disso, na prática, é que se um empregado faltar, apresentar um atestado mais prolongado ou tirar férias, por exemplo, caberá à terceirizada providenciar a sua substituição.
Da mesma forma, sempre que houver qualquer necessidade de intervenção para que a operação do serviço não seja prejudicada, a responsabilidade direta de atuação compete à empresa terceirizada.
Dessa forma, é possível perceber que não apenas as questões trabalhistas são facilitadas, como também se torna mais simples a resolução de problemas no próprio dia a dia.
Equipe interna
Quando a gestão de funcionários ocorre internamente, os administradores passam a ser responsáveis por garantir que tudo funcione dentro do esperado, ainda que um empregado tenha faltado sem avisar.
Diferente do que ocorre com a terceirização de mão de obra, a substituição desse funcionário ocasionará a necessidade de pagamento de horas extras para aquele que for ficar no seu lugar ou mesmo a necessidade de ter muitos profissionais contratados, a fim de evitar qualquer prejuízo ao serviço.
Imagine quantos porteiros ou seguranças seriam necessários, por exemplo, para se ter de reserva, a fim de contornar qualquer ausência… Imagine, ainda, a necessidade de treinar cada novo profissional que chegue à sua empresa.
Qualificação da mão de obra
Empresa terceirizada
Cabe às empresas terceirizadas oferecerem treinamento e capacitação para que os serviços por ela intermediados sejam especializados. E a maior vantagem disso é quanto à padronização desse processo, garantindo segurança aos contratantes quanto ao mesmo padrão de qualidade, independentemente dos profissionais em questão.
Ao sinal de qualquer divergência entre o profissional e a empresa contratante, sua substituição também é facilitada, dispensando qualquer tipo de burocracia para esse fim.
Contratar a prestação de serviços terceirizados com uma empresa de confiança e que já tenha se consolidado no mercado é uma forma de garantir que os funcionários sejam capacitados, evitando dores de cabeça e gasto de tempo com treinamentos.
Equipe interna
Em se tratando de equipe interna, após a realização de processo seletivo para contratação de funcionário também será necessário que ele passe por treinamento. Essa qualificação ficará a cargo do gestor interno responsável, a quem caberá providenciar o treinamento adequado para atender às necessidades locais.
Nesse modelo, é muito comum que cada novo colaborador seja treinado de forma diferente, sem processos muito bem definidos, o que pode prejudicar a qualidade do serviço.
Além disso, em casos em que o profissional não supra as expectativas ou apresente algum mau comportamento, o custo em demiti-lo pode ser alto, além do próprio investimento de tempo nesse processo e na contratação de um novo profissional.
Custos
Empresa terceirizada
Contratar uma empresa terceirizada para prestação de serviços implica em economia com a equipe de gestão de recursos humanos, bem como custos com equipamentos e materiais que precisam ser utilizados.
Com a terceirização desses gastos, caberá ao condomínio arcar tão somente com o valor da mensalidade, o que torna mais barata a contratação de empresa terceirizada.
Equipe interna
O custo com contratação de equipe interna pode ser muito maior quando comparado à terceirização desses mesmos serviços.
Para arcar com o pagamento de equipe interna é preciso, além do valor pago a título de contratação e direitos trabalhistas (como salário 13º e férias), do investimento em todos os recursos utilizados para a realização do serviço.
Seja um material de limpeza, ou equipamentos de segurança, por exemplo, a gestão e manutenção de toda estrutura essencial para o desempenho do trabalho ficaria a cargo do próprio empreendimento.
Terceirizar ou ter equipe interna: qual o melhor custo-benefício?
A terceirização de serviços é o movimento natural para tornar os processos mais ágeis e evitar percalços ao longo do caminho. Não fosse assim, a legislação trabalhista não estaria avançando a fim de se adaptar às novas demandas.
A economia de tempo e de recursos financeiros, desburocratização com questões trabalhistas e contratuais e a garantia de qualidade nos serviços prestados são apenas algumas vantagens em optar pela terceirização de serviços.
Ainda assim, é preciso ter cautela quanto à escolha da empresa terceirizada, o que evitará chateações futuras e possíveis problemas trabalhistas.
Há mais de 30 anos, o Grupo Griffo entrega serviço de qualidade e com o máximo de excelência para os seus clientes. Nosso comprometimento é oferecer o melhor em terceirização de serviços, como segurança pessoal e patrimonial, vigilância, escolta armada, serviços de portaria e zeladoria, limpeza, secretariado, apoio administrativo, dentre outros.
Clique aqui e solicite o seu orçamento!
Veja também:
Porteiro, vigilante ou controlador de acesso: quem devo contratar?
Serviços de portaria e zeladoria: o que você deve avaliar antes de contratar