Você acabou de se tornar síndico? Provavelmente você está cheio de ideias e com a disposição de fazer toda diferença no seu condomínio!
Mas, antes de partir para a ação, existem alguns passos fundamentais para garantir a excelência da sua gestão.
Então, vamos descobrir o que fazer primeiro?
Virei síndico. E agora?
O síndico é a peça central no funcionamento e na harmonia de um condomínio. Ao assumir esse cargo, você já sabe que terá de assumir responsabilidades.
Além disso, normalmente o síndico já chega no cargo com várias mudanças em mente, que acredita que mudará a vida dos moradores para melhor.
Contudo, antes de ser proativo e já começar a planejar as próximas ações, é preciso realizar um check-up geral sobre a atual situação do condomínio.
Isso é fundamental para se informar sobre as pendências existentes e definir as prioridades. Afinal, por mais que as suas ideias de melhorias sejam boas, é preciso primeiro resolver os problemas presentes antes de pensar no futuro.
Veja também: 5 erros que o síndico pode evitar na gestão do condomínio!
Primeiras ações para quem se tornou síndico!
Confira, a seguir, quais são as primeiras ações para quem acabou de se tornar síndico.
1. Conheça a situação financeira
O primeiro passo para garantir que a sua gestão como síndico seja equilibrada, eficiente e transparente é analisar a situação financeira do condomínio, bem como as ações conduzidas – ou não – pela administração anterior.
Verifique as dívidas e despesas, veja se há saldo de emergência, processos e se há unidades inadimplentes.
Organizar toda a parte financeira é extremamente importante para que quem acabou de assumir o cargo consiga planejar as futuras ações e manter o condomínio com um caixa saudável.
2. Crie um bom ambiente com moradores
Um bom relacionamento com os moradores facilita a aprovação de ideias e projetos que você apresente nas convenções.
Além disso, criar afinidade com os condôminos aumenta as chances deles atuarem, de certa forma, como ajudantes do síndico, reportando o não cumprimento de regras e apontando problemas para que estes sejam solucionados.
3. Estabeleça uma relação de parceria com funcionários
É fundamental que vocês funcionem como uma equipe, com o objetivo de melhorar o condomínio para todos.
Ao criar essa confiança e ter uma boa comunicação com os colaboradores, eles se sentirão mais confortáveis para relatar coisas que podem passar despercebidas pelo síndico.
4. Conheça a legislação
Um passo importante para quem acabou de se tornar síndico é conferir as convenções, normas de convívio e legislação para garantir que está cumprindo devidamente todas as suas tarefas.
Para se informar sobre quais são os deveres do síndico, leia atentamente o artigo 1.348 do Código Civil.
Já em relação ao condomínio, a lei que regulamenta e fala sobre os direitos e obrigações é a Lei Nº 4.591.
Além dessas, outras leis que se aplicam ao dia a dia condominial são:
- Lei do Inquilinato: Lei nº 8.245/91.
- Lei de Acessibilidade: Decreto nº 5296/2004.
- Estatuto da Pessoa com Deficiência: Lei nº 13.146/2015.
- Lei Antifumo: Lei nº 9.294.
- Reformas em condomínios: norma nº 16.280/2014 ABNT.
Também é preciso se informar sobre a Lei do Silêncio na sua cidade.
Entenda: Normas da ABNT para condomínios: por que o síndico deve ficar atento
5. Veja o que pode ser terceirizado
Com o objetivo de otimizar sua gestão e ainda reduzir os custos, a terceirização de serviços é uma das principais decisões de quem se torna síndico.
Você passa a contar com profissionais experientes e treinados ao terceirizar, que além de melhorar a qualidade do serviço prestado (segurança, limpeza, portaria, zeladoria, dentre outros), conta com mais tempo para desempenhar melhor suas funções.
Além disso, a terceirização de serviços para condomínios também ajuda a simplificar o controle financeiro, já que o orçamento se torna mais previsível e a redução no número de folhas de pagamento.
Dessa forma, é possível se planejar a longo prazo com mais segurança.
Veja também: 5 formas de usar a tecnologia em condomínios para facilitar o dia a dia do síndico!
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