Prevista no Código Civil, a assembleia de condomínio é uma reunião importante na tomada de decisões, pois coloca em pauta assuntos relevantes e de interesse dos moradores. 

E justamente por se tratar de um ambiente onde se é esperado que ocorram discussões, o clima pode acabar esquentando e se não houver uma mediação adequada, pode acabar em conflitos.

Só que esses desentendimentos, quando desmedidos, acabam por desviar a atenção do que realmente importa e retiram a credibilidade da assembleia.

Portanto, é essencial que o síndico e a administradora do condomínio saibam não apenas como lidar com a situação no momento, mas também como evitá-la.

Antes de saber como tornar a reunião de condomínio mais organizada e produtiva, vamos entender o porquê desses conflitos acontecerem?

Por que os conflitos acontecem?

Na assembleia de condomínio, todos os moradores estão reunidos para que juntos possam chegar a uma solução para um problema específico ou tomar uma decisão sobre determinado tema.

Só que, ao reunir pessoas com diferentes conhecimentos, opiniões e experiências de vida, é esperado que ocorram divergências. Afinal, cada um tem seu próprio ponto de vista e tentará defendê-lo. 

Nessas situações, é preciso que o síndico estimule um debate produtivo e respeitoso, em que o objetivo seja encontrar a melhor solução para o condomínio em geral, que é a missão principal da assembleia.

Saiba o que é o regimento interno do condomínio e como elaborar um.

Conscientize os moradores sobre a importância da participação em assembleias

A assembleia de condomínio é um local onde todos os moradores têm a chance de expor suas opiniões, reclamações e sugerir melhorias para a vida condominial. 

Além disso, é um ótimo lugar para resolver problemas ou repensar regras de convívio que estejam causando insatisfação.

Por isso, a assembleia de condomínio deve ser uma reunião de muita conversa e debate, em que os moradores entendam a importância de sua participação para um bom convívio.

Uma forma de estimular o envolvimento dos condôminos é elaborar, com antecedência, uma pauta sobre os assuntos que serão discutidos e o horário de início e término da reunião. Assim, é possível impedir que os debates se alonguem mais que o necessário.

E o síndico, que provavelmente escuta muita reclamação, pode atuar convidando moradores que mais tem queixas, para ajudar a encontrar soluções para os problemas que geram incômodo.

Outra forma de aumentar a participação é mostrar por meio de textos no grupo do condomínio ou em comunicados nos elevadores, como algum assunto que será decidido em assembleia afetará a vida dos condôminos.

Quer saber mais sobre como ter uma comunicação condominial eficaz? 

Confira neste outro artigo.

Dicas para síndicos lidarem com as brigas na assembleia de condomínio

Como vimos até aqui, conflitos em assembleias de condomínio são esperados. Isso não quer dizer que devam ser tolerados.

Debates que levantem pontos relevantes são essenciais, mas discussões acaloradas que assumam tons mais pessoais devem ser evitadas.

Como realizar uma assembleia de condomínio sem criar conflitos

E além de saber como agir na hora, o síndico também deve tomar providências para evitar esses conflitos. Confira algumas dicas:

1. Assuma uma posição mediadora

Tomar partido em um desentendimento nunca deve ser uma opção para o síndico. Diante dessas situações, o ideal é assumir uma posição mediadora e compreensível.

Afinal, dificilmente terá um lado certo e um errado na história. São apenas duas opiniões diferentes com dificuldades de encontrar um ponto em comum.

Assim, a melhor forma de resolver essa situação é promover uma conversa mais tranquila e compreensiva, em que cada um consiga se pronunciar de forma calma e respeitosa.

Se não der certo, chame-lhes para continuar a conversa depois da reunião, encerrando o tópico.

2. Conheça os condôminos

Dependendo do tamanho do condomínio, conhecer todos os moradores não será possível. Contudo, isso não é necessário. Basta que o síndico conheça aqueles que são mais proativos nas assembleias e que se comunicam mais.

Ao conhecer a personalidade, a ocupação e os conhecimentos deles, é possível se antecipar a possíveis conflitos e saber como falar com cada um.

3. Seja discreto

O próprio síndico pode ser o responsável por gerar esses conflitos nas assembleias ao fazer comentários específicos sobre a situação ou personalidade de um morador para outro. 

Por isso, é extremamente importante para uma boa convivência que o síndico mantenha descrição sobre as informações que possui.

Além de ser uma atitude mais profissional, os moradores se sentirão mais confortáveis para realizar queixas, tirar dúvidas e participar mais das reuniões. Ou seja, o relacionamento é fortalecido e confiável.

Saiba quais são outros 5 erros que o síndico pode evitar na gestão do condomínio!

4. Siga a pauta restritamente

Para cumprir com o horário de início e término, a pauta elaborada para a assembleia deve ser seguida à risca. Não permita que outros assuntos que fujam dos já estabelecidos sejam discutidos.

5. Transparência como maior aliada

Quanto mais os moradores souberem sobre como funciona a assembleia do condomínio, sobre como a pauta é definida e como a votação ocorre, melhor será o relacionamento entre eles e o síndico.

Da mesma forma, se um condômino estiver passando um pouco dos limites nas reuniões, é preciso chamá-lo individualmente para uma conversa e explicar a situação.

Afinal, é preciso evitar que as pessoas deixem de participar por conta dos conflitos recorrentes, mas também é preciso proteger o direito de todos se pronunciarem.

Quanto mais saudável é o debate, e quanto mais moradores participarem, maior é a qualidade de vida do condomínio.

Logo, deixe claro que o objetivo das assembleias é sempre buscar o meio termo e que conflitos pessoais devem ser deixados de lado.

Como a terceirização pode ajudar na comunicação condominial

A gestão de um condomínio tem muitos desafios. E um dos fatores que mais atrapalham a gestão do síndico são o acúmulo de tarefas e o serviço qualificado. 

Com tantas responsabilidades, assumir uma atitude proativa no que se refere a prevenção de conflitos, conscientizar os moradores sobre a participação e o comportamento nas assembleias acaba ficando de lado.

Ao terceirizar serviços de seu condomínio, você tem mais tempo para cuidar da comunicação e tornar a sua gestão mais efetiva.

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