A gestão financeira para condomínios, quando bem executada, garante vantagens ao síndico e aos moradores. 

Com as contas equilibradas e com o fundo de reserva preparado para eventualidades, é possível investir na melhoria dos serviços do condomínio, o que resulta em mais qualidade de vida aos condôminos.

E essas não são as únicas vantagens de uma boa gestão financeira condominial. Entenda a seguir, outros motivos que a fazem ser tão importante.

Gestão financeira para condomínios: por que é tão importante?

A gestão financeira para condomínios se refere à adoção de ações que garantam a saúde financeira condominial, mas não apenas isso. 

Confira:

1. Manter o bom funcionamento do condomínio

Para funcionar bem, um condomínio conta com uma estrutura complexa, composta por colaboradores (internos e externos), equipamentos (que precisam de manutenção), despesas regulares (água, luz, impostos): tudo isso – e muito mais – faz parte do orçamento mensal.

Caso um desses serviços deixe de ser pago, o funcionamento do condomínio já é bastante afetado e pode ter um impacto negativo na qualidade de vida, na segurança – e na satisfação – dos condôminos. 

Ao ter uma boa gestão financeira para condomínios, é possível ter uma visão ampla das despesas, evitando que os serviços básicos deixem de ser pagos.

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2. Auxiliar no controle do déficit de inadimplência

Ao analisar o histórico financeiro do condomínio, pode-se tirar uma média da quantidade de inadimplentes recorrentes e adicioná-la ao planejamento de gastos. 

Dessa forma, o déficit gerado por esses condôminos já estará previsto, o que evita que ocorram problemas com o fluxo de caixa. 

Gestão financeira para condomínios

3. Ajudar no planejamento do futuro

A gestão financeira para condomínios também permite que o síndico ou a administradora planejem o futuro com mais segurança e estabilidade. 

Além de prever gastos com manutenção e troca de equipamentos, é possível apresentar projetos de reformas e melhorias na assembleia para aumentar a qualidade de vida condominial.

Quando o assunto é redução de custos no condomínio, a sustentabilidade pode ajudar.

Saiba como neste outro artigo.

4. Gerar transparência na prestação de contas

Quando o condomínio conta com uma gestão financeira organizada e bem administrada, a tranquilidade do síndico e dos moradores é garantida. 

Além de evitar possíveis atritos e questionamentos, o equilíbrio nas contas gera confiança e credibilidade entre os condôminos, que passam a receber melhor as propostas de melhorias no condomínio. 

Práticas essenciais de uma boa gestão financeira

Como vimos, a gestão financeira para condomínios é essencial para uma administração saudável, confiável e efetiva. 

Mas para que o gerenciamento forneça todas as vantagens citadas, é preciso adotar algumas práticas:

  • Planeje sempre: avalie a situação financeira atual do condomínio, faça uma previsão de entradas e saídas e, só assim, estime a possibilidade de melhorias.
  • Tenha um fundo de reserva: possuir um fundo de emergência é fundamental para manter as contas equilibradas e evitar que eventualidades possam bagunçar o orçamento do condomínio. Mas não espere o dinheiro sobrar. Defina um percentual (realista) e se comprometa com isso.
  • Reduza desperdícios: se o orçamento do condomínio estiver apertado, é preciso analisar os custos para identificar o que pode ser reduzido. Contas de água, luz e gastos com limpeza podem ser reduzidos com a colaboração e conscientização dos moradores.
  • Evite adquirir dívidas e empréstimos: caso seja necessário arcar com uma despesa inesperada e que vá além do orçamento mensal e do fundo de reserva, converse com os moradores sobre a possibilidade de ratear os custos. Empréstimos e dívidas estão sujeitos a juros e prazos de pagamentos altos, que podem comprometer o equilíbrio financeiro por muito tempo.
  • Organize todos os documentos: categorize as despesas em grupos fixos e variáveis, e organize toda a documentação referente ao orçamento do condomínio. Assim, fica mais fácil apresentar os documentos quando eles forem solicitados.

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Qual é o papel do síndico na gestão financeira?

Na gestão financeira para condomínios, o síndico exerce um importante papel de liderança. É ele quem deve zelar pelas finanças e averiguar se o orçamento previsto está de acordo com o orçamento realizado. 

É esperado que ele tenha conhecimento sobre os conceitos de gerenciamento financeiro e sobre a legislação, além de ser analítico, organizado e ter habilidades de negociação.

Contudo, sendo o principal responsável pelo condomínio, o síndico pode acabar sofrendo com o acúmulo de tarefas, o que pode acabar afetando o funcionamento do local. 

Para resolver essa situação, o ideal é contar com parceiros para os serviços do condomínio. Saiba mais no próximo tópico.

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Para que o síndico consiga desempenhar bem e garanta a estabilidade das finanças do condomínio, contar com parceiros experientes e confiáveis é fundamental.

Nesse sentido, a terceirização de serviços do condomínio é uma alternativa bastante vantajosa na terceirização de inúmeros áreas, como segurança, limpeza, controle de acesso, segurança, zeladoria, entre outras.

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