O seu condomínio utiliza as clausuras de forma correta?

O uso de clausuras em condomínios surgiu como uma medida de proteção bastante eficaz contra a atuação de quadrilhas, que se aproveitam de falhas na entrada e saída de moradores para realizar furtos.

Para que essa barreira de proteção cumpra devidamente com seu objetivo e evite esse tipo de crime, é fundamental que elas sejam usadas da maneira correta.

Mas antes de conferir algumas dicas para aumentar a segurança, vamos entender o que é e para que servem as clausuras em condomínios?

O que é e para que serve o sistema de clausura em um condomínio?

Uso correto de clausuras em condomínios

Também conhecida como eclusa, o sistema de clausura em condomínios é formado por dois portões, tanto na passagem de pedestres quanto na garagem.

Assim que o morador ou visitante recebe a autorização para a sua entrada, ele passa pelo primeiro portão e o tranca, deixando-o enclausurado até que o segundo portão seja aberto. O mesmo procedimento ocorre na saída. 

O principal objetivo deste sistema é identificar cada pessoa de forma individual. Para isso,  utiliza-se tecnologias como TAG e leitura biométrica para validar a entrada, reduzindo assim as chances de assalto e de situações com reféns. 

Leia também: 

Qual a importância das guaritas em condomínios residenciais?

Dicas para melhorar a efetividade e a segurança

O sistema de clausuras em condomínios, quando empregado da forma correta, eleva o nível de segurança e intimida a atuação de indivíduos mal-intencionados.

No entanto, no dia a dia dos condomínios, falhas ou dúvidas em relação a como proceder podem ocorrer. Confira algumas dicas para aumentar a proteção:

  • Nunca deixe visitantes esperando por muito tempo ao lado de fora da clausura. Expostos, eles se tornam mais vulneráveis a criminosos;
  • Se a entrada para moradores e visitantes é a mesma, conscientize os residentes a nunca passar pela clausura ao mesmo tempo que pessoas desconhecidas. O ideal é esperar que elas sejam liberadas;
  • Jamais permaneça com os portões abertos por muito tempo. Se há algum problema, feche-o e comunique o zelador, síndico ou administradora;
  • Não permita a permanência de entregadores na clausura. Em caso de ausência de porta-volumes, o entregador só deve ser autorizado a entrar quando o morador estiver na clausura e o portão de acesso ao condomínio estiver fechado;
  • Nunca deixe de realizar o processo devidamente, mesmo em horários de pico;
  • Carros de visitantes só devem ser autorizados a entrar se o morador estiver no veículo. Nas demais situações, a entrada de desconhecidos deve ser feita pela portaria.

Como otimizar o uso do sistema de clausura em condomínio?

Para otimizar o uso de clausuras em condomínios, é preciso que os colaboradores e os residentes sejam conscientizados sobre a importância de seguir os protocolos. 

O ideal é que a equipe de porteiros e outros funcionários que possam substituí-los eventualmente passem por treinamentos periódicos, para que a forma de proceder em diferentes situações seja reavaliada. 

E se possível, eles também devem ser atualizados sobre situações de riscos ou ocorrência de crimes nos arredores, para que fiquem em alerta. 

Já os condôminos, podem ajudar a evitar aglomerações — enviando para a portaria o número de visitantes e os dados destes com antecedência — acelerando o processo de validação das informações. 

Vale a pena investir no sistema de clausura em condomínio?

O sistema de clausura em condomínios é uma ótima ferramenta para aumentar a proteção interna do ambiente, evitando assim roubos, furtos, situações com reféns e até arrastões. 

Caso o carro, visitante ou prestador de serviço não seja identificado, este irá permanecer enclausurado até que as autoridades sejam alertadas ou que alguma providência seja tomada. 

Quando o sistema tem como aliado moradores conscientes sobre sua importância e uma equipe de porteiros bem treinada, a clausura é uma medida eficaz contra a ação de quadrilhas. 

Leia também: 

6 cuidados para melhorar a segurança do seu condomínio

Grupo Griffo: máxima segurança em portarias!

Como você pôde ver ao longo deste artigo, o uso correto de clausuras em condomínios é fundamental para evitar falhas de segurança no fluxo de entrada e saída que possam permitir a ação de criminosos. 

E para garantir que os protocolos de proteção sejam devidamente seguidos diariamente, é fundamental contar com o apoio de uma equipe profissional de portaria e/ou de vigilantes.

Nesse sentido, o Grupo Griffo é sua melhor opção!

Com nossa experiência de mais de 30 anos de atuação em condomínios, somos especialistas em terceirização de serviços.

Dispomos dos melhores e mais qualificados profissionais para atuar nas mais variadas funções no seu condomínio, portaria e controle de acesso, além de limpeza e conservação, jardinagem, segurança, zeladoria, com soluções adaptadas às suas necessidades.

Quer aumentar a segurança do seu condomínio? Clique no link abaixo para saber mais!

QUERO SOLICITAR UM ORÇAMENTO