Gestores de hotéis, pousadas e demais negócios de hotelaria sabem que, durante o ano, esse segmento passa por períodos de altos e baixos em relação ao financeiro e à movimentação de hóspedes. 

Na alta temporada, o estabelecimento lota, e o gerenciamento precisa ser impecável para que o atendimento ao cliente não seja prejudicado, não falte comida, o cronograma de limpeza seja executado como planejado e todas as contas sejam pagas em dia.

Já nas épocas de baixa, é preciso assegurar a manutenção do negócio e, portanto, o controle financeiro precisa ser mais rígido. 

A chave para manter essa engrenagem rodando perfeitamente é uma gestão hoteleira eficiente e ágil. E neste artigo listamos dicas e informações valiosas de como fazer isso.

Acompanhe!

Coloque a governança em primeiro lugar

A governança é a principal responsável por garantir que o hóspede aproveitará a sua estadia da melhor forma possível. 

Ou seja, ela tem um papel importante na imagem do seu hotel para o público, interferindo também na atração de novos clientes. 

Ela deve ser colocada em primeiro lugar na lista de prioridades. É essencial que o responsável por esse departamento receba o treinamento adequado, pois, além de garantir a organização e limpeza dos quartos, é necessário também saber lidar com imprevistos

Eventualidades ocorrem até nos melhores hotéis, mas o que difere uma gestão hoteleira boa de uma ruim é o modo como a empresa resolve os problemas e como ela lida com os hóspedes descontentes.

Portanto, não economize recursos quando se trata de tornar o trabalho da governança mais ágil e eficiente. Esqueça papel e caneta para fazer o controle de hospedagem. Atualmente, já existem tecnologias que são capazes de tornar a governança mais produtiva e reduzir os erros. 

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Garanta um bom controle financeiro

Ter um bom controle financeiro é crucial para o andamento de qualquer negócio. No caso de hotéis, a saúde financeira é fundamental para evitar juros e multas no pagamento de contas em atraso, manter os funcionários, abastecer os estoques do estabelecimento e organizar as reservas que foram quitadas com antecedência.

Como são muitas entradas e saídas, e elas possuem naturezas distintas, é fácil se perder, cometer erros ou esquecer de contabilizar alguma coisa. 

Esse setor necessita de atenção e organização redobrada, para que todas as despesas e receitas sejam registradas corretamente. 

Afinal, especialmente no setor de hotelaria, falhas de organização podem irritar os clientes, causar desabastecimento, prejudicar a higiene e limpeza, comprometendo a imagem do estabelecimento. 

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Gerencie melhor as reservas

Em períodos de alta temporada, a procura aumenta, e muitos hóspedes entram em contato com o hotel para fazer reservas que nem sempre são realmente fechadas.

Há também aqueles que gostam do estabelecimento e decidem estender a sua estadia.

Em época de muita movimentação, é preciso que a gestão hoteleira crie processos eficientes para não perder clientes por conta de expectativas de reservas e ocupação que não se confirmam.

Por isso, elabore meios de confirmação de reserva, prazos para extensão de estadia, mapa de lotação, dentre outros métodos para que esse gerenciamento seja previsível e claro. 

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Controle o seu estoque

Se a demanda na alta temporada for maior que a que você previu, pode haver falta de estoque, tanto de alimentos, como itens de higiene e limpeza. 

Basta o controle de um item ser esquecido, para que a imagem do seu estabelecimento seja prejudicada. 

E o contrário também pode ocorrer. Caso a movimentação esperada para um período não seja concretizada, os produtos podem estragar, ocasionando na perda do dinheiro. 

Para evitar essa situação, é preciso que o controle de estoque seja feito diariamente. Dessa forma, é possível acompanhar de perto a baixa nos produtos e fazer as previsões de acordo com o sistema de reservas para os próximos dias. 

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Terceirização de serviços: um aliado da gestão hoteleira!

Outra forma de levar a sua gestão hoteleira a outro nível, especialmente em época de alta temporada, é contando com a terceirização de serviços para o setor de hospedagem.

Hotéis, pousadas e demais empresas do segmento podem ganhar eficiência, reduzir custos e simplificar sua estrutura funcional terceirizando serviços como:

  • Segurança.
  • Apoio administrativo.
  • Recepção e atendimento.
  • Limpeza e conservação.
  • Jardinagem.

Agora que você já conhece as vantagens da terceirização para o seu negócio de hospedagem, é preciso conhecer uma empresa parceira, que atenda suas expectativas.

O Grupo Griffo é uma empresa que possui mais de 30 anos de experiência, atendendo a negócios e eventos de diferentes segmentos e dos mais variados portes.

Conheça um pouco mais sobre nosso trabalho no vídeo abaixo:

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