A terceirização surgiu nos EUA, na década de 1950, mas foi somente na década de 1980 que começou a ser percebida como uma estratégia de negócios atraente. O crescimento da terceirização na década de 80 foi amplamente impulsionado pela estratégia de “foco na competência central” desenvolvida na década de 70. Desde então, a terceirização teve um impacto significativo e positivo nas empresas e, na maioria dos casos, ajudou-as a competir de forma eficaz.

O crescimento e a evolução da terceirização criaram novas áreas de possibilidades que permitiram várias organizações redefinir e reestruturar suas operações. Hoje, a terceirização é considerada importante na formulação da estratégia e pode mudar fundamentalmente a maneira como uma empresa compete e se estrutura. O principal motivador da terceirização é a necessidade de competir de forma eficaz, e uma empresa geralmente terceiriza quando:

  • É mais eficaz e eficiente obter fontes externas;
  • Há um foco na competência central;
  • Busca melhorias na estrutura de custos;
  • A terceirização evoluiu bastante em um período de tempo relativamente curto e essa evolução é dividida em três estágios principais.

No primeiro estágio, do início dos anos 1980 até o final da década, a “terceirização tradicional” de atividades não essenciais foi amplamente utilizada pelas empresas para reduzir custos. A terceirização tradicional é quando uma empresa transfere uma operação anteriormente conduzida internamente para um fornecedor externo. Essa estratégia inicial de terceirização baseava-se na abordagem de custo de transação, em que o foco era a aquisição de produtos ou serviços de fornecedores externos, caso fosse rentável. Com esta abordagem, o principal objetivo da terceirização é reduzir custos e maximizar o lucro.

Na segunda fase, do início dos anos 1990 ao início dos anos 2000, surgiu o termo ‘terceirização estratégica’. A terceirização estratégica é baseada na terceirização de processos estratégicos de negócios. São atividades que têm impacto direto no desempenho do negócio e na sua capacidade de competir. Geralmente, a terceirização estratégica pode revolucionar um negócio e a maneira como ele opera. No âmbito estratégico, o objetivo não se centra apenas na otimização de custos, mas também no acesso a conhecimentos externos que possam ser utilizados para complementar as capacidades existentes e futuras. Do ponto de vista da estratégia de negócios, o principal objetivo da ‘terceirização estratégica’ é obter vantagem competitiva utilizando recursos externos, aprimorando as capacidades internas e melhorando os processos.

No terceiro estágio, desde o início dos anos 2000, a ‘terceirização estratégica’ evoluiu para a ‘terceirização transformacional’, esse tipo de terceirização fornece flexibilidade para adotar novos avanços tecnológicos e necessidades de negócios em rápida mudança. Sob essa abordagem, o provedor de serviços é visto como uma empresa estendida que pode oferecer inovação e benefícios operacionais aprimorados. Ao contrário da terceirização tradicional, a terceirização transformacional busca mudar o paradigma e inaugurar um novo modelo de negócios.

A terceirização transformacional também é usada como um veículo para transformar os negócios em formas organizacionais ágeis que podem aumentar os lucros, aumentar a participação no mercado e melhorar o valor do acionista. Do ponto de vista empresarial, o valor real da terceirização transformacional reside em sua capacidade de reestruturar negócios e transformar pessoas, processos, operações e sistemas.

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