Não é segredo que contratar uma empresa de terceirização para cuidar de áreas específicas do seu negócio, instituição ou condomínio pode fazer toda diferença em ganho de eficácia, simplificação e economia.

Ainda assim, é importante avaliar se a terceirização está dando certo, seja para manutenção ou ampliação dos serviços terceirizados (em caso positivo), seja para a troca por outra empresa (em caso negativo).

Pensando nisso, elaboramos esse conteúdo para que você saiba como mensurar a efetividade do processo de terceirização e entender se a sua parceira está entregando bons resultados. Boa leitura!

O que você deveria ter avaliado antes de contratar uma empresa terceirizada

É preciso reconhecer alguns passos que deveriam ter sido tomados na hora da contratação da empresa de terceirização.

Para ter mais segurança e sucesso na parceria, é importante avaliar critérios como:

  • Custos: o valor que você gasta com colaboradores internos, comparado a quanto gastaria contando com uma empresa terceirizada.
  • Realidade da empresa pretendida: experiência da candidata em atender demandas como as que sua empresa (condomínio, instituição ou órgão público) possui.
  • Riscos envolvidos: checar autorizações, documentações e as devidas permissões legais da empresa pretendida, o que traz muito mais segurança na hora da contratação.
  • Capacitação: aptidão dos trabalhadores terceirizados em atuar conforme a sua realidade e necessidades.
  • Avaliações: conferir o que os outros clientes da empresa estão falando sobre ela.

Veja também: Como saber se é a hora certa de terceirizar serviços

Como avaliar se a terceirização está dando certo

Descubra o que considerar para saber se a terceirização está dando certo para você:

1. Houve melhora no desempenho?

Uma das vantagens da terceirização é a realização do serviço por profissionais capacitados, que foram muito bem treinados para atuar no mais alto nível.

Por conta disso, um bom indício de que a terceirização está dando certo é a melhora de desempenho, assim como da produtividade.

As queixas que motivaram a buscar esse suporte profissional apresentaram melhora? Seus clientes, colaboradores, visitantes ou condôminos têm dado retornos positivos? Os serviços prestados têm correspondido às suas expectativas?

Se sim, é sinal de que essa parceria está no caminho certo. Se não, é bom fazer uma reavaliação.

2. O tempo gasto na gestão de pessoal diminuiu?

Ao contar com uma parceira desse tipo, você poderá avaliar se a terceirização está dando certo a partir do cálculo do tempo gasto na gestão de pessoas. Afinal, como esses colaboradores são geridos por uma empresa externa, atribuições típicas de RH não são mais suas.

Dentre os processos que antes ocupavam tempo e passam a ser responsabilidade da empresa terceirizada estão o recrutamento, o cuidado com a folha de pagamento e a supervisão do trabalho.

Dito isso, você tem percebido mais disponibilidade de tempo pelo ganho trazido com essa parceria? Esse é outro ponto importante.

Veja também: Vantagens da terceirização de serviços em órgãos públicos

3. Como tem sido a questão das faltas?

Outro grande transtorno na rotina de gestores, administradores, empresários e síndicos é ter de lidar com faltas e afastamento de funcionários. Quando isso ocorre de forma inesperada, então, é ainda mais complicado. 

No caso da terceirização, sempre que um colaborador se ausenta do trabalho, a empresa responsável tem como atribuição designar imediatamente outro profissional para assumir seu posto, o que garante a manutenção da função contratada.

Caso tenha sido necessário que você mesmo precisasse repor esse tipo de falta ou tenha tido dificuldade para conseguir essa reposição junto à empresa prestadora, é um grande indício de que a terceirização não está obtendo êxito.

4. Os seus clientes estão satisfeitos?

“O cliente tem sempre a razão”, máxima que também pode ser utilizada na hora de avaliar se a terceirização está dando certo.

Para fazer essa análise, você pode recorrer a pesquisas, perguntando aos seus clientes, condôminos, funcionários ou visitantes qual a percepção que eles tinham da empresa antes e depois da terceirização.

Essa satisfação pode ser notada de maneira mais clara em ambientes onde os beneficiados convivem com os colaboradores, como no caso de condomínios.

Veja também: 7 motivos para terceirizar serviço de portaria

5. A estrutura da empresa está mais simplificada?

Uma das razões que fazem empresas procurarem pela terceirização é a diminuição da sua estrutura, permitindo que apenas cargos estratégicos sejam mantidos.

Portanto, se uma terceirizada foi contratada, mas o quadro de funcionários da sua empresa continua igual, esse pode ser um indício que o processo não está bom.

6. Os custos reduziram?

Ligado ao item acima, está a redução de custos, principalmente a longo prazo. Com a diminuição da estrutura, a terceirização leva por consequência à redução de custos, já que os gastos com a gestão de pessoas diminuem, e os colaboradores passam a ser comandados pela empresa parceira.

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