Com a ampliação do tamanho e da variedade de serviços oferecidos pelos condomínios nos últimos anos, ser um administrador de condomínios tem se tornado uma tarefa cada vez mais desafiadora.

Afinal, essa função vem exigindo mais conhecimento e habilidades por parte desses profissionais que precisam estar em constante aprendizado.

Mas o que é preciso para ser um administrador de condomínios de sucesso? Quais cuidados no dia a dia são mais importantes?

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo com alguns dos passos necessários para que você seja um bom administrador de condomínios.

Confira!

Entenda o trabalho de um administrador

Antes de irmos para nossas dicas e sugestões de como ser um administrador de condomínio de sucesso, é preciso que fique claro o real papel desse profissional em um condomínio, que é diferente do papel do síndico.

No seu dia a dia, o administrador pode assumir – de acordo com as demandas direcionadas – a execução de atividades, como:

  • Gestão de pagamentos, recebimentos e cobrança;
  • Ocupar-se de questões tributárias;
  • Pagamento de funcionários;
  • Assessorar o síndico na criação de pautas para as assembleias;
  • Realizar a gestão dos fundos de obra e reserva;
  • Auxiliar o síndico na resolução de questões legais;
  • Prestação de contas.

👉 Leia também:

Saiba o que não pode faltar na folha de pagamento para condomínios

Ou seja, um administrador de condomínios responde ao síndico, agindo de acordo com as demandas.

Dicas para ser um administrador de condomínios de sucesso!

1. Tenha uma atuação participativa

É sempre mais produtivo quando um administrador – ou uma empresa administradora – de condomínios opta por realizar um trabalho participativo, envolvendo tanto moradores, funcionários e o próprio síndico.

O fato do tratamento do administrador envolver questões sensíveis, como pagamentos, cobranças, gestão de patrimônio e participação em assembleias, trazer as pessoas para seu lado no dia a dia pode facilitar seu trabalho.

👉 Saiba mais:

Saiba o que não pode faltar na folha de pagamento para condomínios

2. Seja um criador de soluções

A visão de que um administrador só resolve conflitos está bem ultrapassada. Não se pode assumir apenas um perfil de apagador de incêndios, é preciso criar soluções e se antecipar aos problemas. 

Por exemplo, vá até o livro de ocorrências do condomínio e faça um levantamento das situações que mais costumam gerar atritos e proponha soluções que possam minimizar tais ocorrências.

3. Estabeleça canais fácies de comunicação

Ligado à dica número 1, de ter uma atuação participativa, é fundamental que você seja alguém disponível para as pessoas do condomínio.

Isso não significa estar online 24 horas por dia, 7 dias por semana e perder sua privacidade. Estamos falando, sim, de estabelecer e divulgar canais fáceis por meio dos quais as pessoas possam te acessar nos horários determinados.

4. Diversifique seus serviços

Além dos serviços de gerenciamento, cobrança e questões tributárias, um administrador de condomínios também tem a missão de tornar o ambiente melhor do condomínio.

Mesmo que não esteja dentro de suas obrigações, esteja atento às necessidades e dificuldades enfrentadas por aquela coletividade e, sempre que possível, faça sugestões de melhorias ao síndico ou proponha mudanças que agreguem mais qualidade de vida.

5. Invista em sustentabilidade

Estimular a redução de gastos é um fator muito importante para o orçamento do condomínio. E para alcançar esse objetivo, é preciso ir muito além de controlar despesas e receitas.

Nesse sentido, ações de sustentabilidade podem ter impacto muito positivo na economia e na melhora das contas do condomínio, além de beneficiar o meio ambiente.

Para isso, pergunte-se, por exemplo, se o condomínio já:

  • Realiza captação e reutilização da água da chuva para limpeza de áreas comuns e cuidar de jardins.
  • Possui sistemas automatizados de acendimento/apagamento de luzes.
  • Tem parceria com empresas de reciclagem, para repasse de resíduos.
  • Utiliza placas de energia solar.

👉 Saiba mais:

Saiba como a sustentabilidade pode ajudar na redução de custos no condomínio

6. Realize pesquisas de satisfação

Não são todos os moradores que deixam clara sua insatisfação ou compartilham suas ideias de melhorias. 

Nesse sentido, você pode propor ao síndico a realização de pesquisas de satisfação para que as pessoas sintam-se encorajadas a dividir suas opiniões de forma anônima. 

Tenha certeza de que você poderá colher informações preciosas que vão ajudar bastante na execução do seu trabalho.

👉 Leia também:

Tudo o que você precisa saber sobre a convenção de condomínio

7. Realize parcerias estratégicas 

Trazer benefícios e comodidade aos condôminos é algo que diferencia os condomínios (e gestores) mais bem avaliados daqueles que não serão lembrados.

Por exemplo, é possível buscar parcerias com seguradoras, restaurantes ou pet shops para dar descontos aos moradores. Ou, até mesmo, fazer eventos no condomínio com a participação dessas empresas.

Avisando as pessoas com antecedência, elas já se preparam para participar e, assim, você acaba ajudando um comércio local e otimizando a rotina dos moradores, que ficarão mais satisfeitos.

8. Capacite os empregados e terceirizados

Além de procurar sempre estudar e se capacitar, um bom administrador de condomínios fornece meios de crescimento e desenvolvimento para os que estão à sua volta.

Sugira opções ou estimule o síndico a buscar oportunidades de treinamento e qualificação aos colaboradores. Com isso todos ganham: os profissionais, o síndico, você e, principalmente, os moradores, que terão uma prestação de serviços mais qualificada.

Leia também:

Como calcular os custos de uma prestação de serviços?

9. Busque a máxima transparência na prestação de contas 

No mundo conectado de hoje, não basta apenas disponibilizar as contas na administração para que todos os moradores possam verificar.

Suba todas essas informações de forma online também e se mostre disponível para responder as dúvidas que surgirem. 

Dessa forma, você demonstra confiabilidade e auxilia o síndico em suas tomadas de decisão. 

Grupo Griffo: terceirização e eficiência!

Neste artigo listamos 9 dicas para ser um administrador de condomínios de sucesso. Com nossa experiência de mais de 30 anos de atuação em condomínios, temos certeza de que se você colocá-las em prática, os resultados serão muito positivos.

O Grupo Griffo é especialista em terceirização de serviços para condomínios.

Dispomos dos melhores e mais qualificados profissionais para atuar nas mais variadas funções no seu condomínio, como limpeza e conservação, portaria e controle de acesso, jardinagem, segurança, zeladoria, com soluções adaptadas às suas necessidades.

Além da comodidade e segurança de ter todos os serviços do dia a dia executados por uma empresa de qualidade reconhecida no mercado, oferecemos ainda diversos serviços complementares – adicionais ao contrato – como:

  • Serviço de sanitização e desinfecção de ambientes para o combate à Covid-19.
  • Disponibilização de segurança em eventos do condomínio.
  • Lavagem de caixa d’água.
  • Serviço de dedetização nas áreas comuns.
  • Equipe de limpeza geral.
  • Desentupimento de colunas e esgotos externos.
  • Limpeza das caixas de gordura do condomínio.
  • Disponibilização de garagista em caso de pane no portão.
  • Pintura das faixas de garagem.
  • Pintura de meios-fios.
  • Jardineiro e equipamentos para atendimento.
  • Recarga de extintores.

Para saber mais ou solicitar um orçamento, clique no link e fale conosco!

QUERO SABER MAIS OU PEDIR UM ORÇAMENTO

Você também pode gostar: