No setor de hipermercados, tudo tem uma proporção muito grande, inclusive os custos. E mesmo pequenas mudanças podem se reverter em grande economia, dada a escala das operações.

Nesse sentido, a terceirização de alguns serviços surge como alternativa interessante para aumentar a eficiência e qualidade dos serviços e, ao mesmo tempo, reduzir custos. E isso vem se tornando uma tendência cada vez mais forte. 

Neste artigo, você vai entender como funciona esse tipo de prestação de serviços, quais atividades podem ser terceirizadas e os principais benefícios desse modelo.

Acompanhe!

Vantagens da terceirização em hipermercados

A principal vantagem da terceirização em hipermercados é o aumento significativo de qualidade do serviço prestado pela empresa aos seus clientes. 

Isso porque, ao terceirizar, a empresa passa a contar com um quadro de funcionários altamente preparados e com grande experiência em suas funções. 

Mas os benefícios não ficam por aí. Confira, abaixo, outras vantagens.

1. Otimização do tempo

A terceirização também proporciona otimização de tempo das equipes de gestão e supervisão que, ao contar com profissionais experientes, se sentem seguros para delegar tarefas e podem parar de gastar energia com o microgerenciamento das equipes.

Com a melhoria dos processos internos, a empresa também passa a ter um fluxo de trabalho mais efetivo e organizado, o que reflete em diversos setores; desde a reposição das mercadorias até a satisfação do cliente.

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2. Crescimento do negócio

Como resultado da otimização de tempo, aliada à melhoria na qualidade dos processos, a empresa aumenta sua eficiência e lucratividade e, consequentemente, tende a crescer.

E, para acompanhar esse crescimento, a própria empresa de terceirização pode sugerir readequações nas equipes de serviços para se adaptar à nova realidade do mercado, buscando sempre o melhor custo-benefício.

3. Redução de custos

A economia gerada pela terceirização de serviços é algo que não pode ser deixado de lado.

Como sabemos, todos os custos relativos aos funcionários terceirizados ficam a cargo da empresa de terceirização, que é com quem eles têm vínculo trabalhista.

Com isso, despesas como salários, décimo terceiro, INSS, férias, vale-transporte, licença-maternidade, entre outros, não são responsabilidades do mercado, mas da empresa contratada. Tudo isso se reflete em mais economia para o hipermercado.

Isso sem contar os custos relacionados a treinamento, processo de seleção e perda de produtividade em casos de falta ou licença médica. 

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4. Substituição rápida

Quando um funcionário falta, principalmente em dias ou épocas de alto movimento para o mercado, toda a rotina sofre, pois algum outro funcionário terá de ser remanejado para aquele setor.

Isso atrapalha a organização interna, pode afetar a experiência do cliente e ainda pode fazer com que a empresa perca dinheiro.

Com a terceirização de serviços para supermercado, esse tipo de problema não ocorre, uma vez que a substituição acontece de forma imediata, sem atrapalhar o fluxo de trabalho da organização.

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5. Simplificação da estrutura funcional

Um último fator muitas vezes não é lembrado, mas que traz grandes benefícios para qualquer empresa – especialmente as maiores – é a simplificação de sua estrutura funcional.

Ao contratar um serviço de terceirização, o hipermercado retira de sua estrutura diversas funções e obrigações que, no dia a dia, costumam trazer complexidade e consumo de tempo.

Isso permite à empresa focar sua atenção nos objetivos mais importantes e estratégicos, o que visa a máxima eficiência.

Serviços que podem ser terceirizados

Diversas funções podem ser alvo da terceirização de serviços dentro da estrutura de um hipermercado, ficando a cargo do planejamento estratégico da empresa decidir quais são mais interessantes e podem trazer maiores benefícios.

Como exemplos dessas opções, podemos citar:

  • Reposição e carregamento de mercadorias.
  • Supervisores de setor.
  • Limpeza e conservação.
  • Apoio administrativo.
  • Serventes para atividades auxiliares.
  • Encarregados diversos.
  • Recepção e atendimento.
  • Limpeza e conservação.
  • Brigadistas e socorristas.
  • Segurança e vigilância.
  • Transporte de valores.
Terceirização de serviços para hipermercados: vantagens e como contratar

O que avaliar antes de contratar terceirização para hipermercados

O processo de terceirização de serviços para hipermercados funciona de maneira similar a outros segmentos, mas possui certos direcionamentos que são específicos para mercados.

Ao buscar uma empresa de terceirização, o primeiro passo é avaliar a experiência dessa empresa em oferecer serviços para seu tipo de negócio, levando em conta o perfil de sua atuação, o público que você atende e até mesmo o porte de sua empresa. 

🚨 A empresa escolhida precisa oferecer uma estrutura funcional e de equipamentos compatível com suas necessidades.

Além disso, avalie a credibilidade e experiência dessa empresa, para garantir que se trata de uma empresa especializada e que preste um serviço de excelência.

A depender do tipo de serviço que você busca, existem critérios específicos que precisam ser checados, como no caso de segurança, vigilância e transporte de valores, em que são necessárias diversas autorizações e permissões legais para a prestação do serviço.

Ao encontrar a prestadora ideal, o próximo passo é realizar, conjuntamente, um diagnóstico das necessidades de seu negócio e qual seria a estrutura ideal de funcionários que ofereceria o melhor custo-benefício.

Nessa avaliação entram questões como os horários de funcionamento do seu hipermercado (para definição do tamanho das equipes), no caso do serviço de segurança, a necessidade de vigilância interna e/ou externa, entre muitos outros pontos essenciais.

A partir dessa análise, é feito um orçamento com todo o descritivo das atividades a serem prestadas e seus respectivos custos.

Para saber, em mais detalhes, o que avaliar antes de contratar uma empresa de terceirização, acesse este outro artigo.

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