Câmeras, cercas, portões automáticos e alarmes são essenciais para a proteção do condomínio. Contudo, a melhor forma de prevenir a ação de criminosos é aliar esses itens a uma rígida triagem de segurança.

Uma seletividade mais cuidadosa em relação ao fluxo de pessoas e veículos que passam pela portaria é crucial para preservar a tranquilidade de moradores e funcionários. 

Por isso, é fundamental que o responsável pela portaria saiba como agir em cada situação e siga os padrões de segurança, sem exceções. 

Neste artigo, entenda a importância da triagem em portarias e como realizá-la com eficiência.

A importância da triagem em portarias

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, de 2014 a 2018, foi registrada uma média anual de 12 mil casos de furtos ou roubos a casas e condomínios em todo o estado.

Os condomínios do Distrito Federal não estão livres desse risco, com cada mais relatos desse tipo de violência ocorrendo mesmo nesses espaços mais bem protegidos, o que obriga síndicos e moradores a investirem cada vez mais em cuidados com a segurança.

Entre os esquemas das quadrilhas, a utilização de nomes e documentos falsos para enganar porteiros e até sistemas modernos de segurança estão entre as ações mais comuns.

Outro golpe muito utilizado pelos criminosos é obter o número do telefone da portaria para que um comparsa se passe por um morador e autorize a entrada do outro bandido.

Triagem em portarias: tudo o que você precisa saber

Todas as informações fornecidas por visitantes, entregadores ou prestadores de serviço devem ser validadas junto aos moradores, assim como os dados dos residentes devem ser comparados com o que está registrado no cadastro, para dificultar a ação de quem tente se passar por outra pessoa.

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Etapas importantes na triagem em portarias

A triagem de segurança em portarias precisa de um processo bem definido e padronizado, além disso, precisa ser composto por no mínimo três etapas:

1. Registro

É crucial coletar e registrar os dados de visitantes e prestadores, assim como de moradores.

Caso seja a primeira vez que aquela pessoa frequenta o local, é imprescindível que seus dados de identificação sejam coletados, de preferência a partir de documentos oficiais com foto. Não aceite crachás ou informações passadas apenas verbalmente. Isso precisa ser bastante reforçado quanto à equipe de portaria.

Esses cuidados são importantes pois:

  • Garantem mais segurança a todos.
  • Inibem a ação de criminosos e pessoas mal-intencionadas.
  • Facilitam a identificação de possíveis autores de ilícitos.
  • Colaboram para eventuais investigações policiais, caso sejam necessárias.

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2. Aviso

Todo visitante e prestador de serviços deve ser anunciado ao morador todas as vezes, sem exceção. Ou seja, mesmo em caso de visitantes frequentes, como amigos e familiares, ainda assim é preciso avisar o morador da visita ou do prestador.

Em caso de visitas acompanhadas por mais pessoas, é importante que todos sejam identificados e avisados ao morador.

Caso seja para o condomínio, esse aviso deve ser feito ao síndico ou ao zelador. No caso de empresas, à pessoa responsável.

3. Autorização

Conjuntamente com o aviso, deve haver a devida autorização de entrada por parte do morador, zelador ou síndico, conforme citado acima, independentemente de quem seja ou com qual frequência visite o espaço.

Mesmo que se trate de pessoas com relações pessoais com o morador – namorado(a), babás, entre outros – é indispensável essa autorização, pois essas relações podem ter se encerrado, e o morador não deseje mais conceder acesso.

Além dessas etapas, confira outros 6 cuidados para melhorar a segurança de seu condomínio!

Triagem em portarias (dicas-bônus)

Algumas situações específicas pedem diferentes cuidados. Veja abaixo boas práticas para equipes de portarias em situações de entregas e de emergência em condomínios.

1. Entregas

Em caso de entregas menores, como de aplicativos de comida ou encomendas menores, o ideal é avisar o morador e solicitar sua presença na portaria. 

Triagem em portarias: tudo o que você precisa saber

Já em caso de entregas na residência – como de eletrodomésticos ou objetos maiores – é preciso seguir uma triagem de segurança completa, solicitando o documento de identificação do(s) entregador(es), para que ele seja registrado como visitante.

A liberação deve ocorrer apenas mediante a permissão do morador.

2. Situações de emergência

Outra situação que infelizmente também pode ocorrer é de moradores serem alvo de sequestro e abordagem de criminosos, sendo levados para suas próprias casas.

Nesses casos, é importante que o condomínio desenvolva medidas de segurança – de preferência discutidas com profissionais da área de segurança – para que os moradores possam sinalizar para a equipe de portaria que uma situação de risco está em andamento e, a partir disso, a equipe pode acionar a polícia. 

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Grupo Griffo: máxima segurança em portarias!

Como você pôde ver ao longo deste artigo, a triagem de segurança em portarias é fundamental para evitar falhas que possam permitir a ação de criminosos. E uma estrutura de proteção eficiente deve contar com a contribuição do síndico, administradora, funcionários e até os próprios moradores.

Contudo para garantir a redução dos riscos de segurança, o ideal é contar com o apoio de uma equipe profissional de portaria e/ou de vigilantes.

Nesse sentido, o Grupo Griffo é sua melhor opção!

Com nossa experiência de mais de 30 anos de atuação em condomínios, somos especialistas em terceirização de serviços.

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Além da comodidade e segurança de ter todos os serviços do dia a dia executados por uma empresa de qualidade reconhecida no mercado, oferecemos diversos serviços complementares – adicionais ao contrato – como:

  • Serviço de sanitização e desinfecção de ambientes para o combate à Covid-19.
  • Disponibilização de segurança em eventos do condomínio.
  • Lavagem de caixa d’água.
  • Serviço de dedetização nas áreas comuns.
  • Equipe de limpeza geral.
  • Desentupimento de colunas e esgotos externos.
  • Limpeza das caixas de gordura do condomínio.
  • Disponibilização de garagista em caso de pane no portão.
  • Pintura das faixas de garagem.
  • Pintura de meios-fios.
  • Jardineiro e equipamentos para atendimento.
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