A terceirização de serviços vem se firmando, cada vez mais, como uma alternativa capaz de gerar vantagem competitiva para as empresas.

Isso porque, esse tipo de contratação oferece benefícios que estimulam o crescimento saudável dos negócios, libera o tempo de gestores para ações mais estratégicas, além de trazer economia.

Quer saber quais são os principais motivos que levam empresas a terceirizarem seus serviços? Acompanhe!

Por que a terceirização é uma ótima opção para reduzir custos?

Uma das principais vantagens da terceirização é a redução de custos, que é obtida por diferentes meios:

  • Custos trabalhistas: férias, salário, décimo terceiro, rescisões e outros encargos são responsabilidade da empresa de terceirização.
  • Qualificação: despesas referentes a capacitação e treinamentos dos colaboradores, assim como as reciclagens deixam de ser custo do contratante.
  • Estrutura: é possível simplificar e enxugar estruturas internas do negócio, como setores de RH e Departamento pessoal, já que atividades como folha de pagamento, contratação e demissão consumirão menos tempo.
  • Custos de seleção: anunciar, avaliar, selecionar e contratar novos colaboradores é um processo demorado e que gera custos para as empresas. Tudo isso deixa de ser uma preocupação.

Além disso, a empresa terceirizada consegue operar com muito mais eficácia, pois possui mais conhecimento e experiência, o que torna a empresa contratante mais produtiva, reduzindo assim, seu custo operacional.

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Quais motivos que levam empresas a terceirizarem seus serviços?

A redução de custos é um dos principais motivos que levam empresas a terceirizarem seus serviços, porém não é o único. A seguir, confira outras vantagens.

1. Otimização do tempo

Gestão de pessoas, condições de trabalho, questões trabalhistas, treinamento e outras questões complexas que demandam muito tempo e energia passa a ser responsabilidade da empresa terceirizada.

Isso concede aos seus gestores muito mais tranquilidade e fluidez para desenvolver suas atividades, uma vez que eles não terão mais que se preocupar com serviços que fogem de seus escopos.

Como consequência, há um aumento significativo na produtividade dos seus colaboradores.

2. Foco no negócio principal

Com as atividades periféricas sob responsabilidade da terceirizada e com a redução significativa nos custos é possível direcionar todo o foco para sua atividade principal.

Assim, pode-se fazer contratações de profissionais ou direcionar os gestores para exercer uma posição mais estratégica.

3. Aumento de qualidade do serviço

Um dos motivos que levam as empresas a terceirizarem seus serviços é o aumento da qualidade do serviço.

Isso porque as terceirizadas investem muito em qualificação e capacitação de seus colaboradores para formar especialistas.

E essa experiência reflete quase que imediatamente na qualidade do serviço da empresa que contrata, pois os processos ganham mais efetividade e agilidade.

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4. Estimula o crescimento

Com o aumento na qualidade do serviço, custos reduzidos, maior foco na atividade principal e otimização do tempo já é possível concluir que a empresa que terceiriza tende a crescer.

Principalmente quando o capital economizado é utilizado como investimento em outra área da empresa. 

Além disso, a terceirização concede o suporte necessário para o negócio crescer, já que é totalmente escalável.

Já uma empresa menor pode começar com uma equipe mais enxuta e terceirizar mais serviços à medida que cresce sem os custos normais de uma expansão. 

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5. Evita interrupção do fluxo de trabalho

Quando um funcionário se ausenta independente do motivo (férias, demissão, falta, dentre outros) o fluxo de trabalho, a produtividade e até o custo operacional é prejudicado.

Afinal, será necessário pagar hora extra, redirecionar algum funcionário ou lidar com o atraso de algumas atividades.

Por isso, um dos motivos que levam empresas a terceirizarem seus serviços é justamente se proteger dessa interrupção. 

Em um cenário onde um colaborador se ausenta, a terceirizada consegue fazer a reposição de forma rápida, sem alterar a rotina da sua empresa.

6. Eleva a satisfação do cliente

Com o aumento da qualidade do serviço, o público que visita o seu negócio também se beneficia.

Dependendo do serviço que você terceirizar, as pessoas se sentirão mais seguras, aproveitarão de ambientes limpos e conservados, e serão muito bem atendidas.

Todos esses fatores contribuem diretamente para um aumento na satisfação do cliente e contribuem para a imagem da sua empresa, tornando-a muito mais competitiva perante o mercado.

Veja também: Terceirização de serviços: motivos para contratar o Grupo Griffo!

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